Alô Marco Paulo
Fotografia: SIC/Divulgação

‘Alô Marco Paulo’ tinha “tudo para ser um desastre”, mas “acaba por se aguentar”

Marco Paulo é a nova cara das tardes de sábado da SIC. O talk-show Alô Marco Paulo estreou no passado sábado (5) e liderou as audiências no período. O Fita Isoladorapodcast semanal do Espalha-Factos, tenta perceber neste episódio qual a magia de Marco Paulo e o porquê das fortes audiências quando o cantor está envolvido.

Ouve o episódio desta semana:

Alô Marco Paulo ocupou o período entre as 16h e as 20h, tendo alcançado uma liderança destacada na sua primeira emissão. Com 6 pontos de rating e um share de 19,4%, o programa não deu hipóteses ao rival Em Família (4,6% / 15,0%). O programa, apresentado pelo cantor ao lado de Ana Marques, manteve a liderança em toda a emissão, inclusivamente resistindo a uma repetição de O Preço Certo (4,5% / 12,2%) no final da tarde da RTP1.

O formato, que recorda momentos da carreira do cantor e traz convidados relacionados às suas vivências, é analisado por Sara Recharte, comentadora habitual de formatos nacionais no podcast, que se junta ao painel composto por Pedro Miguel CoelhoJoão MalheiroTiago Serra Cunha para analisar o arranque do novo programa.

Apesar da vitória nas audiências, muitos internautas manifestaram críticas à postura de Marco Paulo. O painel reforça a necessidade da presença de Ana Marques para equilibrar a postura “complicada” do cantor em alguns dos momentos do programa, que geram “alguns momentos de absoluto nonsense” durante a emissão, considera Pedro Miguel Coelho. Apesar dos pontos negativos, Sara Recharte considera que o programa “traz tempo sem chamadas de valor acrescentado”“ajuda a recordar sem muito fogo de artifício”.

“A SIC conseguiu fazer um equilíbrio muito difícil, que é ter um programa de quatro horas e meia com o Marco Paulo, que tinha tudo para ser um desastre, e conseguiu que o programa se aguentasse”, ressalta o painel, que analisa os dados de audiências para perceber o fenómeno e partilha expectativas para as próximas emissões.

‘Loki’ e ‘Programa Cautelar’ também em destaque

Loki, nova série da Marvel para o Disney+ que continua a fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel, estreou na plataforma e faz o deus da mentira e da travessura regressar para a sua primeira aventura como protagonista. Diogo MarquesAndreia Santos, fãs da Marvel e membros da equipa EF, partilham as expectativas depois do primeiro episódio e o que poderá mudar no universo dos super-heróis. 

Fotografia: RTP/Reprodução

Filomena Cautela tem um novo Programa Cautelar para vermos aos sábados depois do Telejornal. Serão seis programas, cada um sobre um novo tema da atualidade que é analisado com humor à mistura. A estreia do passado sábado discutiu a desinformação e as fake news e arrancou reações nas redes sociais. Em conjunto com Matilde Costa Alves, editora no EF, o painel analisa a estreia da nova aposta e faz a avaliação: é para ver com cautela ou nem por isso?

Este e todos os episódios do Fita Isoladora estão disponíveis para audição e subscrição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.