O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Måneskin Eurovisão
Fotografia: EBU / Andres Putting

Måneskin. Vencedores da Eurovisão acusados de plágio por banda dos Países Baixos

A banda italiana que se sagrou vencedora do Festival Eurovisão da Canção 2021, Måneskin, voltam a ser alvo de controvérsia. A música que os levou à vitória, ‘Zitti E Buoni‘, é posta em causa por Joris Lessens, dos The Vendettas, uma banda do mesmo país onde se sagraram vencedores, os Países Baixos.

Segundo o vocalista da banda holandesa, ‘Zitti e Buoni‘ soa “exatamente igual” à música ‘You Want It, You’ve Got It‘, lançada em 1994. “A pergunta que deve ser feita agora é se isto constitui plágio“, afirmou o músico com um tom algo irónico numa entrevista para a RTL 4, acrescentando que “estes jovens ainda não eram nascidos na altura em que a nossa banda foi criada”.

Fazendo alusão ao lema da banda, Lesser remata com “mas como dizem os próprios Måneskin, o ‘rock ‘n’ roll’ nunca morre“.

Até à data de publicação deste artigo, a banda italiana ainda não se pronunciou sobre o assunto. No entanto, com ou sem polémica e controvérsia, o nome dos Måneskin anda nas bocas do mundo. Depois de se tornarem virais, especialmente no TikTok, ‘Zitti e Buoni‘ tornou-se a primeira música italiana a entrar nas tabelas musicais do Reino Unidos nos últimos trinta anos; no Twitter, a banda escreveu que “não há palavras para descrever o quão contentes e honrados estamos“. Esta sexta-feira, 11 de junho, a banda chegou à sua melhor posição de sempre nas tabelas, com a música ‘I Wanna Be Your Slave‘, que alcançou a décima segunda posição no Reino Unido.

No entanto, os Måneskin não estão apenas com números impressionantes nas vendas. Recentemente, a banda esgotou todo o seu merchandise novo em apenas 28 minutos, através da loja online. Mesmo com tudo esgotado, estão a aceitar reservas de novos produtos.

Não apenas a criar laços fortes com o público, estão a fazê-lo também com outros grandes nomes do mundo da música, como Miley Cyrus. Depois de terem partilhado um cover de ‘Midnight Sky‘, no Instagram, Cyrus não ficou indiferente e apelidou os Måneskin como “melhores amigos“. O vídeo foi mais tarde partilhado no Twitter.

A banda esteve recentemente envolta noutra polémica, que se veio a revelar sem fundamento. Aquando da vitória na Eurovisão, o vocalista Damiano David foi acusado de consumir cocaína em direto na Green Room depois de um vídeo em que surge inclinado para cima de uma mesa, num movimento que vários internautas associaram à inalação de drogas. . A informação foi desmentoida pela banda e pela organização do festival europeu depois de um teste de drogas negativo ao cantor.

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.