Espaços culturais
Fotografia: José Frade/EGEAC

Cinemas receberam menos de 400 mil espectadores até maio

A pandemia de Covid-19 atingiu fortemente o setor da cultura em Portugal, principalmente a exibição comercial de cinema. Em 2021, esta é marcada por valores ainda mais preocupantes do que no ano anterior, em que o primeiro confinamento geral também atingiu a exibição de cinema. cinemas espectadores

Este ano, de janeiro a maio, as bilheteiras contaram com uma quebra de 85%, segundo o Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). Neste período foram contabilizados 386.518 espectadores e 2,1 milhões de euros de receita de bilheteira. O encerramento das salas durante o segundo confinamento geral, entre 15 de janeiro e 18 de abril, foi um fator decisivo para estes valores. cinemas espectadores

Apenas em maio foi visível alguma recuperação, com 299.601 espectadores, que geraram 1,6 milhões de euros de receitas na bilheteira. Até ao final do mesmo, o filme mais visto pelos portugueses foi Nomadland – Sobreviver na América, de Chloé Zhao, vencedor do prémio de Melhor Filme do Ano nos Óscares 2021, com 51.229 espectadores.

O filme português mais visto neste período foi Listen, de Ana Rocha de Sousa, com 1.132 espectadores, seguido de Prazer, camaradas!, de José Filipe Costa, com 793 espectadores.

Na sua grande generalidade, as exibidoras acusaram quebras acima dos 80%, tanto em receitas como em espectadores. As exceções a isto foram Medeia Filmes, que gere o cinema Nimas em Lisboa e Nitrato Filmes, que gere o cinema Trindade no Porto, com perdas situadas entre os 30% e os 40%.

No entanto, e após um período tão difícil para as salas de cinema portuguesas, os resultados das últimas semanas parecem ser animadores. Com 71 mil espectadores a terem passado pelas salas entre 27 de maio e 2 de junho, aumenta-se o otimismo relativamente à ansiada recuperação do cinema. Um Lugar Silencioso 2 marcou a melhor abertura do ano, contando com 15.794 espectadores e 95 mil euros de receita bruta em apenas quatro dias.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Felipa Garnel
Felipa Garnel fala sobre passagem pela TVI: “fui vítima das circunstâncias”