Fotografia: RTP/Reprodução

Crítica. ‘Programa Cautelar’ é inovativo, informativo e “verdadeiro serviço público”

O Programa Cautelar é a nova aposta da RTP1 para os sábados à noite. Apresentado por Filomena Cautela, o primeiro episódio focou-se na desinformação online. Depois de meses de secretismo e antecipação, a espera chegou ao fim. O novo projeto televisivo de Filomena Cautela em horário nobre já estreou, e o Espalha-Factos dá o seu veredito.

Após a apresentação de concursos como I Love Portugal e Quem Quer Ser Milionário: Alta Pressão, Filomena Cautela revela um lado mais maduro neste novo projeto, ao abordar assuntos fraturantes da sociedade. No entanto, o toque humorístico específico da personalidade singular de Filomena mantém-se intacto. Mas apesar de Filomena Cautela ser a figura central do programa, este projeto televisivo junta um grupo de jornalistas e de guionistas para a fundamentação e pesquisa dos temas que se propõe a analisar.

Informação e entretenimento em perfeita simbiose

No primeiro episódio, o Programa Cautelar focou-se na desinformação online e, para tal, explicou o fenómeno nas suas mais variadas vertentes: desde a fundação da internet, passando pelas redes sociais, até à criação de fake news, cada tópico é bem fundamentado apesar de ser de difícil digestão. O espetador é bombardeado com estatísticas que comprovam a informação que está sendo analisada.

Relativamente a isto, Filomena Cautela brilha na sua função. Explica cada detalhe com clareza, mesmo que, por vezes, a velocidade do seu discurso possa comprometer a transmissibilidade da mensagem ao espetador. No entanto, o humor de Filomena é vital para manter a atenção e aliviar a informação “pura e dura” mostrada pelo programa.

Para além da comédia, neste primeiro episódio houve diversos convidados de vários quadrantes. Jornalistas, um deputado, uma apresentadora de televisão, um rapper e até o próprio Presidente da República marcaram presença no novo formato do programa do canal público, a qual foi pertinente para reforçar os constantes dados informativos recebidos pelo espetador.

Verdadeiro serviço público

No que diz respeito ao cenário e à realização, há aspetos a melhorar. Devido ao facto de ser pequeno, o cenário expõe várias fragilidades. Houve vários momentos em que o plano geral da câmara fez com que os grafismos exibidos nos ecrãs fossem tapados por Filomena Cautela. No entanto, a mensagem não foi condicionada por isso em nenhum instante.

Apesar de ter ido beber a programas como The Daily Show, Last Week Tonight e Patriot Act, o Programa Cautelar é um produto único na televisão portuguesa. Mistura informação com entretenimento, condimentada pela personalidade de Filomena Cautela. Isto É a Gozar com Quem Trabalha, na SIC, é talvez o único que possa ser comparável. No entanto, o programa apresentado por Ricardo Araújo Pereira prende-se muito aos formatos norte-americanos, enquanto que o Programa Cautelar prima pela diferença e vai mais a fundo nas questões que propõe analisar.

É de relembrar que, no ano passado, Filomena Cautela foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes de Portugal de 2019 pela revista Executiva. No discurso de agradecimento, a comunicadora já desvendava alguns dos seus propósitos no seu novo projeto. Referiu que o novo formato trará para a televisão a missão de tentar “transformar o mundo em que vivemos num mundo um bocadinho mais justo, um bocadinho mais inteligente, um bocadinho mais curioso e um bocadinho melhor”.

Com a sua visibilidade mediática, Filomena Cautela, em vez de se acomodar a um tipo de formato, arriscou num programa diferente. Programa Cautelar é uma lufada de ar fresco na televisão portuguesa. A nova aposta da RTP1 é um tiro em cheio no alvo e honra a missão de serviço público a que se propõe a estação pública.

Ao todo, Programa Cautelar terá seis episódios, que serão transmitidos aos sábados depois do Telejornal. Na apresentação à imprensa foi revelado que o segundo programa será centrado na “guerra das audiências e que o terceiro Programa Cautelar focar-se-á no racismo.

O primeiro episódio já está disponível online na plataforma RTP Play.

 

8
Mais Artigos
Equipa da TVI reunida no lançamento de 'Todos Juntos' como novo hino do canal
“Todos juntos numa só canção”. Hino da TVI usado na banda sonora do ‘Agricultor’