helena bonham carter
Helena Bonham Carter nos Óscares 2011. Fotografia: David Torcivia (Flickr)

Helena Bonham Carter celebra 55 anos. Que papéis marcaram a sua carreira?

De Shakespeare a Harry Potter, Helena Bonham Carter é uma das atrizes mais versáteis e marcantes da atualidade. Em honra do seu 55.º aniversário, damos um passeio pela vida e carreira desta atriz tão celebrada quer pelos críticos, como pelos fãs.

Nascida no dia 26 de maio de 1966 em Londres, Helena Bonham Carter vem de um família aristocrática inglesa, com um forte passado na política. Desde cedo, a atriz sabia que a sua paixão era o mundo da representação. Quando tinha 13 anos, usou o prémio que recebeu de uma competição de escrita para se inscrever na famosa empresa de casting Spotlight.

helena bonham carter
Helena Bonham Carter como Lucy Honeychurch em A Room With a View (1985) (Imagem: Divulgação)

Apesar desta ser a sua paixão, Bonham Carter nunca chegou a ter algum tipo de formação em representação. No entanto, a motivação e o talento estavam lá, ao ponto de ter sido rejeitada pelo King’s College da Universidade de Cambridge, porque os responsáveis acreditavam que ela iria desistir a meio do curso para perseguir a sua carreira como atriz.

Embora tenha feito alguns pequenos papéis na televisão, é em 1985, quando tinha apenas 19 anos, que a atriz conseguiu o seu primeiro grande papel como protagonista da adaptação do romance eduardiano A Room with a View. Pouco depois, em 1986, protagonizou também o drama histórico Lady Jane.

Helena Bonham Carter e Collin Firth em The King's Speech
Helena Bonham Carter e Colin Firth em The King’s Speech (2010) (Imagem: Divulgação)

Ao longo dos anos, a carreira de Bonham Carter continuou a crescer a um ritmo cada mais maior. A atriz participou em filmes como Clube de Combate (1999), O Planeta dos Macacos (2001), O Grande Peixe (2003), Charlie e a Fábrica de Chocolate (2005), A Noiva Cadáver (2005), Sweeney Todd: O Terrivel Barbeiro de Fleet Street (2007), O Discurso do Rei (2010), Os Miseráveis (2012), Ocean’s 8 (2018), e também os filmes da saga Harry Potter, Alice no País das Maravilhas (2010) e Alice do Outro Lado do Espelho (2016). Mais recentemente, a atriz surgiu no pequeno ecrã na série da Netflix The Crown, onde interpretou a princesa Margaret, irmã da rainha Elizabeth II.

Helena Bonham Carter
Helena Bonham Carter interpreta a princesa Margaret na terceira e quarta temporada de The Crown.

Helena deu vida a várias personagens inesquecíveis, como Bellatrix Lastrange no mundo de Harry Potter, e a Rainha Vermelha no mundo de Alice no País das Maravilhas, associando um certo tipo de estilo às suas personagens. Não há como negar que quando pensamos nela pensamos em personagens excêntricas, como aquelas a que deu vida nos filmes do ex-companheiro, o realizador Tim Burton, que Bonham Carter confessa que prefere interpretar.

Não são só as suas personagens que são excêntricas. Helena também é conhecida por ter um senso de moda fora do habitual para Hollywood, deixando o público ansiosamente à espera pelos seus looks nas cerimónias de prémios. As suas maiores influências na moda são a rainha francesa Marie Antoinette e a famosa designer Vivienne Westwood.

Helena Bonham Carter como Bellatrix Lestrange em Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2 (Imagem: Divulgação)

No que toca a prémios, Bonham Carter conta com uma vasta lista de vitórias, tendo sido já galardoada com três Screen Actors Guild Awards, um Emmy e um BAFTA, e de nomeações, tanto para os Golden Globes Awards como para os Óscares.

No seu 55.º aniversário, Helena Bonham Carter conta com uma carreira com mais de 35 anos. Desde uma english rose a uma feiticeira maléfica, Bonham Carter domina e encanta o ecrã em todos os papéis, e ainda lhe espera uma longo e promissor futuro no mundo do cinema e da televisão.

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Taça do Euro 2020
Euro 2020. O Guia TV para não perderes nenhum jogo