Destiny representa Malta na Eurovisão 2021
Fotografia: EBU / ANDRES PUTTING

Eurovisão 2021: Semifinal com audiência morna chega para RTP1 crescer

A Eurovisão 2021 estreou em diferido na RTP1, com a primeira semifinal a ficar-se pelo terceiro lugar no horário de transmissão e bastante longe da concorrência dos canais privados. No entanto, nem tudo foi mau. O canal público aumentou os resultados face ao mesmo dia da semana passada.

Com uma audiência média de 3,1% e um share de 8,4%, a eliminatória do concurso musical esteve sempre acima da programação emitida pela RTP1 na terça-feira passada, mesmo sendo transmitida duas horas depois da emissão original e já com o público a saber quem eram as canções escolhidas para passar à Grande Final de sábado (22). No mesmo horário, há uma semana, tinham passado o debate É ou Não É? (2,4% / 5,7%) e o documentário Ascensão e Queda: Momentos Decisivos da II Guerra Mundial (0,7% / 3,3%).

No horário do documentário, a RTP marcou esta semana o dobro da quota de mercado da semana passada, com uma média de 7% de share, contra 3,4% em igual período.

No período de transmissão da primeira semifinal, a SIC foi líder com 8,7% de audiência média e 23,6% de share, sendo seguida pela TVI, que marcou 7,9% de audiência média e 21,6% de share.

Lê também: Audiências. ‘Festa é Festa’ lidera pelo segundo dia consecutivo

Transmissão online em direto atrai minoria

Na RTP Play e na app RTP Play, a transmissão da Eurovisão foi em direto, a partir das 20h, num canal especificamente criado para o efeito. De acordo com dados cedidos pela RTP ao Espalha-Factos, esta transmissão somou 18 mil e 997 visualizações, produzidas por um total de 9.199 visitantes.

O canal público regista que este canal foi o terceiro mais visto do dia dentro do RTP Play, sublinhando ainda que, entre os utilizadores da aplicação para telemóvel e tablet, esta foi também a terceira página ou ecrã mais visto.

É de registar que a transmissão da RTP Play contou com a “concorrência” da transmissão pelo canal de YouTube da Eurovisão, em direto e sem comentários em português.

A segunda semifinal, que acontece esta quinta (20), e a Grande Final, no sábado (22), terão transmissão em direto na RTP1.

Vê também: Eurovisão 2021: Onde ver todas as galas em direto?

 

Mais Artigos
Itália vence jogo contra Suíça no Euro 2020
SIC lidera confortavelmente em dia de ‘Euro 2020’ na RTP1