Videojogos desporto

As melhores séries e filmes sobre desporto para ver em 2021

Artigo patrocinado

Na transição do analógico para o digital, uma das grandes conquistas da tecnologia foi a desmaterialização dos suportes físicos, que levou ao advento dos serviços de streaming e, consequentemente, a uma alteração significativa dos hábitos de consumo. Com o aparecimento de plataformas como a Netflix, a HBO ou a Disney+, a forma como vemos e consumimos cinema e séries alterou-se drasticamente.

Esta pequena revolução tem vindo a levar os críticos e os especialistas na sétima arte a preconizarem que o futuro do cinema está na televisão. Afinal de contas, com um simples toque no smartphone ou no comando da televisão temos acesso imediato a uma biblioteca imensa de filmes e séries. Os grandes autores passaram a ser produzidos por estas plataformas de streaming e os grandes prémios da indústria passaram a premiar este conteúdo também.

Tudo isto é uma enorme vantagem para os amantes do desporto em geral, que assim ganham mais uma ferramenta para manterem viva a sua paixão sem saírem de casa. Nos últimos anos têm sido vários os serviços que têm aparecido para gáudio dos fãs do desporto. Foi o boom dos sites de apostas desportivas, como o Bettilt , fóruns interactivos de discussão e muitos sites com informação actualizada em tempo real. E 2021 manterá esta tendência. Basta ver a quantidade de séries e filmes sobre desporto que vamos poder ver durante este ano nas nossas televisões.

‘As Regras do Jogo’

Diz a máxima que por trás de uma grande equipa está sempre um grande treinador. A série da Netflix As Regras do Jogo presta tributo a estes profissionais, que na maioria das vezes são os primeiros responsáveis quando algo corre mal e que, outras tantas vezes, não recebem o devido crédito no sucesso das suas equipas.

São 5 episódios, em que cada um segue um treinador diferente, de diferentes modalidades: o basquetebol norte-americano da NBA, o futebol ou o ténis. E, claro, o português José Mourinho é um dos protagonistas, nomeadamente no terceiro episódio. Íntimo, inspirador e extremamente interessante para todos os amantes de desporto em geral.

‘Desportos do Mundo’

Esqueçam o futebol, o basquetebol, o voleibol ou o andebol. Sejam bem-vindos a um mundo desportivo alternativo, com modalidades tradicionais únicas e perigosas. É sobre isto que trata Desportos do Mundo, a série da Netflix que viaja pelo globo à procura das comunidades e das culturas mais peculiares que se projectam em desportos únicos.

Uma série inspiradora, que se debruça sobre o desporto, mas também sobre as questões sociais e culturais que lhe estão inerentes. São oito curtos episódios, que viajam pelos Highland Games escoceses, o histórico e violento Calcio Storico de Florença, o mergulho livre nas Filipinas, ou o Kok Boru, o famoso desporto do Quirguistão imortalizado no filme Rambo 3.

‘The Last Dance’

Michael Jordan foi o maior jogador de basquetebol de todos os tempos. Com a camisola dos Chicago Bulls, o norte-americano venceu tudo o que havia para vencer, tanto a nível individual como colectivo. Agora, uma década depois de ter pendurado as botas, a Netflix presta-lhe o derradeiro tributo com The Last Dance, um documentário dividido por episódios que tratará a sua ascensão até à coroação na época inesquecível de 1997/98.

O documentário contra com imagens exclusivas e inéditas, assim como com os depoimentos do próprio Jordan, mas também de colegas de equipa como Scottie Pippen ou Dennis Rodamn. Uma série emocionante e inspiradora, sobre um dos grandes desportistas mundiais de todo o sempre.

‘Ted Lasso’

Jason Sudeikis, um dos grandes nomes da comédia norte-americana da actualidade, criou e protagoniza Ted Lasso, um dos principais destaques da Apple no seu catálogo atual. Nesta série, Sudeikis é Ted Lasso, um treinador de futebol inexperiente que é contratado pelo poderoso AFC Richmond para alcançar grandes feitos.

Uma série agridoce, sobre a luta pelo sucesso de Ted Lasso, com um elenco de primeira água e uma realização que não se limita à simples ilustração da história que está a contar. Além disso, é ainda extremamente divertido ao retratar o choque de culturas entre norte-americanos e britânicos, numa espécie de comédia de costumes.

‘Pelé’

Edson Arantes do Nascimento, conhecido simplesmente por Pelé, é considerado por muitos como o maior futebolista de todos os tempos. Muitos anos antes de Cristiano Ronaldo ou de Lionel Messi, Pelé encantou os relvados de todo o mundo, primeiro com a camisola do Santos e, depois, com a da selecção brasileira.

A sua carreira foi recheada de sucessos, mas fora do campo a sua vida passou por vários momentos de tensão, em plena ditadura brasileira. O documentário homónimo Pelé, que acaba de estrear na Netflix, faz uma panorâmica pela vida e pelas conquistas do maior futebolista de todos os tempos, prestando-lhe o tributo devido, com imagens únicas e muitos depoimentos de quem privou de perto com eles, incluindo do próprio Pelé.

Mais Artigos
Rui Reininho
À Escuta. Rui Reininho, Cláudia Pascoal e Pongo entre os destaques