Filomena Cautela
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Novo programa de Filomena Cautela na RTP1 já tem nome e data de estreia

Filomena Cautela regressa à antena da RTP1 já este mês. Programa Cautelar é o nome do novo formato da apresentadora, que vai discutir temas da atualidade com humor. A estreia acontece no próximo dia 29 de maio, com cada episódio a ser transmitido aos sábados depois do Telejornal.

O programa irá abordar vários temas distintos, que são trabalhados por uma equipa de jornalistas e guionistas, revelou Filomena Cautela na apresentação do formato à imprensa, que aconteceu esta segunda-feira (17), em Lisboa.

A estreia vai focar-se na “desinformação online”, o segundo programa será centrado na “guerra das audiências” e, no terceiro, o Programa Cautelar focar-se-á no racismo, estando ainda por desvendar as temáticas tratadas nos episódios seguintes.

A “missão” do Programa Cautelar

Nestes últimos meses, a comunicadora foi revelando alguns pormenores do seu próximo programa em diversas entrevistas. Em 2020, Filomena Cautela foi considerada uma das 25 mulheres mais influentes de Portugal de 2019 pela revista Executiva; no discurso de agradecimento, a comunicadora já desvendava alguns dos seus propósitos no seu novo projeto. Referiu que o novo formato trará para a televisão a missão de tentar “transformar o mundo em que vivemos num mundo um bocadinho mais justo, um bocadinho mais inteligente, um bocadinho mais curioso e um bocadinho melhor”.

Em janeiro, numa entrevista ao TEATRA, podcast do Teatro D. Maria II, realçou mais alguns pormenores sobre o seu próximo projeto televisivo. Filomena Cautela referiu que o novo programa seria “uma escadaria acima daquilo que eu acho que se pode fazer em televisão” e explicou que este será um projeto distinto do que se tem visto em antena. O objetivo é “chegar a uma fação de pessoas que normalmente não se interessaria pelos temas que eu vou abordar, mas que eu vou tentar ir lá buscá-las, explicando-lhes a verdade”, diz.

“Parece-me que aquilo que está a contaminar todas as crises que temos no mundo é a desinformação generalizada. Muita gente vai buscar informação a locais que não são sérios” e Filomena pretende levar até aos espectadores assuntos que nem sempre são abordados. “A televisão não é sempre pertinente. O meu novo programa vai ser, referia a apresentadora.

Filomena Cautela
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Em junho do ano passado, a apresentadora deixou o 5 Para a Meia-Noite, onde se estreou em 2009, altura em que o programa ainda era emitido na RTP2. Esteve lá até 2011 e regressou cinco anos depois, quando o talk-show passou a ser exibido na RTP1.

Em 2018, juntamente com Catarina Furtado, Daniela Ruah e Sílvia Alberto, apresentou o festival da Eurovisão em Portugal. Depois desses projetos, Filomena Cautela apresentou os concursos I Love PortugalQuem Quer Ser Milionário – Alta Pressão, este último no ar até novembro de 2020. Em dezembro desse ano, apresentou também a edição online da Web Summit.

com Tiago Serra Cunha
Mais Artigos
Sam The Kid e Mundo Segundo no Campo Pequeno
Sam the Kid e Mundo Segundo levaram público de Gaia a Chelas [fotogaleria]