Fotografias: SIC/Divulgação, TVI/Divulgação

Fita Isoladora. Crónicas criminais na TV são “um perigo e uma exploração de pessoas”

Fita Isoladora desta semana abordou a presença de crónicas criminais em programas do daytime. Será que a cobertura e análise dos casos cumpre os rigores jornalísticos e legais?

Ouve aqui o episódio desta semana:

António Veladas, identificado como jornalista, causou polémica depois de comentar um caso de violência doméstica no programa Dois às 10, da TVI. O comentador tomou uma posição em que também atribuiu culpas à vítima, dizendo mesmo que a mulher em questão “tem uma paranóia por homens com este perfil“.

Esta é mais uma de muitas prestações polémicas recorrentes neste tipo de rubricas televisivas. Tanto SIC como TVI tiveram, ao longo da sua história, figuras que deram que falar e que foram alvos de muitas críticas quer por profissionais jurídicos, quero pelos espetadores.

Matilde Costa Alves, editora do Espalha-Factos, junta-se a um painel inédito composto por Sara RecharteJoão Malheiro Tiago Serra Cunha para analisar a ética e o valor, ou falta de ambos, nas crónicas criminais televisivas.

Globos e a estreia de Prazer, Camaradas! também em destaque

Fotografia: D.R.

Parece que para o ano ninguém vai ver os Golden Globes a ser entregues. A transmissão da cerimónia nos Estados Unidos foi cancelada pela NBC, depois de uma onda de críticas por parte de atores, atrizes e grandes produtoras à Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood (HFPA).

O rastilho para o anúncio bombástico foi a decisão tomada por Tom Cruise de devolver os seus Golden Globes. O ator abdicou dos três prémios entregues pela cerimónia.

A HFPA tem estado debaixo de fogo nos últimos dias, com fortes críticas ao plano de reforma proposto pela Associação como “pouco ambicioso“, depois de toda a polémica aquando da realização dos Globos deste ano. Segundo a imprensa, entre todos os 87 membros conhecidos da associação não existia o registo de uma única personalidade negra e foram denunciadas situações de corrupção, que afetaram os prémios e a relação dos atores e produtoras com a associação.

Kenia Nunes, redatora do Espalha-Factos, comenta com o painel residente a necessidade de reforma dos Golden Globes e as várias polémicas que levaram ao cancelamento por parte da NBC.

Lê também: ‘Cristina ComVida’ bate novo mínimo em mais um dia que foi da SIC

O filme Prazer, Camaradas! estreia a 20 de maio nas salas nacionais. O filme trata-se num retrato de Portugal no pós-25 de abril. Com atores amadores, a produção recria cenários, através da improvisação, que refletem as revoluções da sociedade portuguesa da época.

Fita Isoladora entrevistou o realizador José Filipe Costa sobre o seu novo filme. A conversa passou ainda pelos de dez anos de Linha Vermelha, também realizado pelo artista.

Este e todos os episódios do Fita Isoladora estão disponíveis para audição e subscrição nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Mais Artigos
Alô Marco Paulo
‘Alô Marco Paulo’ tinha “tudo para ser um desastre”, mas “acaba por se aguentar”