Chico

‘Chico’: Luís Ismael produz filme sobre o ‘Chico Fininho’ de Rui Veloso

A letra, todos conhecemos: Gingando pela rua ao som do Lou Reed, sempre na sua, sempre cheio de speed. Segue o seu caminho com merda na algibeira, o Chico Fininho, o freak da cantareira”. Desde o seu lançamento que Chico Fininho, com letra e música de Rui Veloso e Carlos T, é um clássico do rock português. Aquando do lançamento do single, na década de oitenta, em Portugal, Rui Veloso e os amigos produziram uma curta-metragem, já esquecida, sobre a personagem. Agora, chega a vez do realizador e produtor da clássica saga Balas e Bolinhos, o valonguense Luís Ismael, explorar as entrelinhas da personagem que deu origem a Chico Fininho, no longa metragem Chico.

“É um projeto pensado pelo Luís há muito tempo. Ele é um realizador do norte, e por isso as influências do Porto servem de inspiração para a história”, explica Maria Pacheco, da produtora LightBox ao Fantastic, reiterando que o Chico Fininho da canção não será a personagem central da trama. “O filme fala sobre o porquê do Chico se ter tornado Fininho, é um filme histórico que vai trazer um relato sobre a Canteira da altura, e o Norte, com temas como a SIDA, a homossexualidade, as drogas, como isso destruiu e ainda continua a destruir as famílias”, explicou o manager do projeto à mesma fonte.

Recentemente, a LightBox apresentou Chico como concorrente ao concurso de longas-metragens do Instituto do Cinema e do Audiovisual, mas acabou por não conseguir apoios por parte do organismo. Deste modo, ainda sem casting ou data de estreia anunciada, os produtores procuram ajuda por parte de outros meios para levar a cabo o projeto. O Chico vai ser produzido, não vamos desistir de o fazer. É um projeto em que acreditamos muito porque achamos que que vai trazer público às salas e resultados muito positivos”, explica a LightBox, à Fantastic.

A Netflix anunciou recentemente que ia adicionar três títulos de cinema português ao catálogo, sendo um deles da autoria de Luís Ismael, Bad Investigate. O filme, que estreou em 2018 nas salas de cinema, foi realizado por Ismael e produzido por Cristiana Gaspar e Maria Pacheco. Pode ser visto na plataforma de streaming a partir de dia 21 de maio.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Programa Cautelar
Programa Cautelar. RTP cumpre função de “introduzir novos conteúdos a todos os públicos”