Semifinal 2 Eurovisão
Fotografia: Eurovision.tv

American Song Contest. Eurovisão chega aos Estados Unidos em 2022

Good evening Europegood morning Australia… e good afternoon States. A Eurovisão está oficialmente a caminho dos Estados Unidos (EUA) com a versão local American Song Contest. O programa, que estreia em 2022 na NBC, vai colocar 56 regiões do país a competir pelo título de Melhor Canção Original.

A versão norte-americana do histórico formato europeu tinha já sido anunciada no ano passado, mas o arranque é agora oficial, devido ao acordo da produtora Propagate e da Universal Television, responsáveis pela adaptação, com a estação NBC, que irá transmitir o concurso a partir do próximo ano.

O formato, refere a União Europeia de Radiodifusão (UER/EBU) em comunicado, parte em busca de representantes de cada um dos 50 estados, cinco territórios pertencentes aos EUA e a capital da nação, Washington D.C, que vão competir pela vitória num formato alargado do original europeu. Em vez de duas semifinais e uma final, o concurso terá três etapas: primeiro, as rondas de qualificação, que reduzem os candidatos a entrar nas semifinais. Os apurados competem depois numa Grande Final, onde um estado ou território sai vencedor.

A produção está à procura de artistas a solo, duos, DJs ou bandas, que poderão submeter um tema de qualquer género musical. O objetivo é que estes concorrentes “representem cada um dos locais com uma canção original, celebrando os diferentes estilos e géneros por toda a América”, referem.

Aquando do anúncio original, a organização referia que será criado “um grupo que inclui profissionais da música sediados nos Estados Unidos, representativos de todos os géneros e origens”, a partir do qual resultarão “júris de artistas e notáveis da indústria musical” para avaliar os candidatos ao concurso. A estreia estava inicialmente prevista para a holiday season de 2021, tendo sido adiada para o próximo ano.

Produtores com experiência de anos na Eurovisão

Por detrás desta primeira incursão do certame com origens europeias nos Estados Unidos estão algumas figuras que têm estado ligadas à história da Eurovisão. A Ola Melzig, produtor de megaeventos que tem feito parte da equipa do certame, e Christer Björkman, que se apresentou no Festival Eurovisão da Canção em 1992, foi produtor do Melodifestivalen sueco até este ano e foi um seus produtores eurovisivos mais antigos, juntam-se Anders Lenhoff, um dos maiores produtores criativos da Europa, e Peter Settman, um empresário e produtor de televisão.

Os produtores juntam-se a outros nomes da norte-americana Propagate. Ben Silverman produtor e executivo de televisão que levou a versão americana do The Office ao êxito global, além de criar o formato de sucesso mundial The Biggest Loser, é figura central. Howard T. Owens e Gregory Lipstone juntam-se também à equipa.

Formato será também adaptado na Ásia-Pacífico

A EBU anunciou em 2017 o Eurovision Asia Song Contest, versão do concurso para os países da região Ásia-Pacífico. O formato, ainda sem avanços na produção, será mais aproximado do original do que a nova adaptação nos EUA e está a ser desenvolvida pela emissora australiana SBS com a produtora Blink TV, depois de um acordo assinado em 2016. O concurso foi adiado múltiplas vezes devido a questões políticas e continua, desde 2019, sem mais informações públicas quanto ao estado do seu desenvolvimento.

Ainda sem qualquer lista oficial de que países estarão a competir na Eurovisão Ásia, o acordo inicial permite a participação de qualquer país do continente asiático e da Oceânia, abrindo a possibilidade de ter mais de 68 nações no concurso. Austrália, Nova Zelândia, Japão, China, Coreia do Sul, Vanuatu, Ilhas Salomão, Papua-Nova Guiné, Cazaquistão e Maldivas mostraram interesse em participar, enquanto que Hong Kong, Singapura e a Austrália chegaram a propor condições para sediar a primeira edição do certame.

Lê também: EFVisão. Espalha-Factos prepara operação para acompanhar a Eurovisão

A edição de 2021 da versão original do Festival Eurovisão da Canção acontece a 18, 20 e 22 de maio em Roterdão, nos Países Baixos.  Portugal é representado pela banda The Black Mamba e o tema ‘Love is on My Side‘. O Espalha-Factos continua a acompanhar todas as novidades da Eurovisão nas redes sociais e num podcast especial, o EFVisão.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Alô Marco Paulo
‘Alô Marco Paulo’ tinha “tudo para ser um desastre”, mas “acaba por se aguentar”