Audiências
Fotografia: D.R.

Euro 2020. Transmissão dos jogos será dividida pela RTP, SIC e TVI

Vê aqui o guia completo para saberes onde dão todos os jogos.

RTP, SIC e TVI vão dividir a transmissão dos 25 jogos do Euro 2020, que terá o pontapé de partida a 11 de junho e decorre até 11 de julho. A informação foi avançada pelo Correio da Manhã (CM) esta quarta-feira (12).

Segundo apurou o jornal, as três estações vão dividir os direitos de transmissão do Campeonato Europeu de Futebol. O Euro 2020, que apesar de se realizar em 2021 mantém esta denominação, seria, inicialmente, transmitido exclusivamente pela TVI e pela Sport TV.

Em fevereiro de 2020, Nuno Santos, diretor geral da TVI, referia que a compra dos direitos de transmissão chegava numa lógica de “reaproximação da TVI aos públicos”. Já Nuno Ferreira Pires, CEO da Sport TV salientou que a renegociação destes direitos foi efetivada para “garantir o acesso de todos os portugueses” ao Euro.

No entanto, com o cancelamento da competição, o acordo entre a TVI e a Sport TV acabou por não ser cumprido; a quatro anunciava que “não estavam reunidas as condições” para a transmissão nos moldes acordados, o que levou o canal desportivo a processar a TVI em 7 milhões de euros.

Deste modo, de acordo com o CM, o novo acordo terá todos os canais de sinal aberto com um papel nesta transmissão: a TVI vai transmitir 12 jogos e a RTP oito e a SIC apenas cinco.

Europeu segue a lógica prevista para 2020

Apesar do Euro ter sido cancelado, a sua lógica de funcionamento continuou a prevista: um sistema rotacional entre várias cidades europeias, pela primeira vez na história da competição. Assim, foram definidas 11 cidades anfitriãs, onde se irão disputar as partidas: Londres, São Petersburgo, Baku, Munique, Roma, Amsterdão, Bucareste, Budapeste, Copenhaga, Glasgow e Sevilha.

Na fase de grupos, a fase inicial da competição, cada um deles terá duas cidades nas quais os jogos tomarão lugar. Por exemplo, o Grupo F, o grupo de Hungria, Portugal, França e Alemanha, disputará as suas primeiras batalhas em Munique e Budapeste.

Cada grupo é constituído por quatro seleções e apenas as duas melhores e as quatro melhores terceiras seguem em frente, para os oitavos-de-final. Aqui, a eliminação é direta: quem perde, abandona a competição, podendo sair triunfantes desta fase apenas oito seleções. Estas oito prosseguem para os quartos-de-final e as quatro melhores chegam até às meias-finais. A final, onde as melhores duas seleções da Europa se defrontarão, irá disputar-se a 11 de julho, em Londres.

Portugal é, atualmente, detentor do título e tentará defendê-lo nesta competição. A seleção portuguesa entrará pela primeira vez em campo a 15 de junho, contra a Hungria, pelas 17h.

Mais Artigos
Isabel Silva Você NA tv Somos Portugal
Isabel Silva é a próxima convidada do ‘Alta Definição’