Eurovisão
Fotografia: Netflix/Divulgação

RTP1 transmite ‘A História dos Fire Saga’ em dia de final da Eurovisão

Get back in there right now and play Jaja Ding Dong! No dia da final da Eurovisão (sábado, 22 de maio), a RTP1 continua a festa pela noite dentro com a transmissão de Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga, a comédia da Netflix sobre o festival protagonizada por Will Ferrell e Rachel McAdams, a partir das 23h15.

O filme, realizado por David Dobkin, conta a história da realização do sonho de dois cantores islandeses, Lars Erickssong (Will Ferrell) e Sigrit Ericksdottir (Rachel McAdams). Conhecido por Fire Saga, o duo vai partir da pequena aldeia de Husavík, na Islândia, à conquista da Eurovisão, o maior concurso de música do mundo. Entre peripécias, explosões e conversas com elfos mágicos, o grupo acaba por chegar ao palco da Eurovisão na Escócia.

O elenco conta ainda com Pierce BrosnanDan Stevens, Ólafur Darri Ólafsson, Björn Hlynur Haraldsson e Jóhannes Haukur Jóhannesson, entre outros. O filme conta com uma cena especial com vários ex-concorrentes do festival, entre os quais Conchita WurstNettaJamala ou Loreen.

Lê também: Realidade vs. ficção: Tudo o que está errado no filme da Eurovisão

Salvador Sobral, vencedor português do Festival em 2017, tem uma participação especial no filme. Sobral interpreta um pianista de rua e canta ‘Amar Pelos Dois’, a única canção eurovisiva na banda sonora oficial da longa-metragem.

Eurovisão
Salvador Sobral em ‘Festival Eurovisão da Canção: A História dos Fire Saga’ | Fotografia: Netflix/Divulgação

A banda sonora de A História dos Fire Saga esteve nomeada aos Grammys 2020, na categoria de categoria Melhor Banda Sonora para um Meio Visual; esta nomeação fez com que ‘Amar Pelos Dois’ tenha sido nomeada indiretamente para este prémio musical. ‘Husavík’, uma das principais canções da banda sonora, esteve também nomeada para um Óscar, na categoria de Melhor Canção Original.

Esta é uma aposta da RTP para a sua programação eurovisiva, que inclui, além de todo o acompanhamento da participação de Portugal, a transmissão de um concerto dos The Black Mamba, representantes do país nesta edição, a 15 de maio.

Festival Eurovisão da Canção 2021 realiza-se a 18, 20 e 22 de maio em Roterdão, nos Países Baixos, regressando após um ano sem festival devido à pandemia de Covid-19. A edição deste ano acontece sob fortes medidas de segurança, que garantem procedimentos de higiene, uso de máscara protetora e uma capacidade de testagem alargada e extensiva de todos os presentes com elevada regularidade.

São 39 os países a concurso, entre os quais Portugal, representado pela banda The Black Mamba e o tema ‘Love Is On My Side’. A RTP1 irá transmitir em diferido a primeira semifinal e em direto a segunda – em que Portugal participa – e também a Grande Final.

Num episódio especial do podcast EFVisão, um painel moderado por Pedro Miguel Coelho e com comentários de Andreia SantosJoão MalheiroTiago Serra Cunha e Ricardo Rodrigues analisa as canções a concurso este ano. Quais são as favoritas para o Espalha-Factos? Ouve de seguida e descobre:

Lê também: EFVisão. Espalha-Factos prepara operação para acompanhar a Eurovisão
Mais Artigos
Tenet
‘Tenet’ tem estreia marcada na televisão portuguesa