Eurovisão 2021
Fotografias: Divulgação

Eurovisão 2021. Organizações de fãs dão vitória a Malta e zero pontos a Portugal

A Organização Geral dos Amantes da Eurovisão (OGAE), reconhecida pela União Europeia de Radiofusão (EBU), elegeu a canção de Malta como a melhor deste ano no Festival Eurovisão da Canção. Portugal não recebeu qualquer voto.

Todos os anos, os associados da OGAE espalhados por vários países da Europa e do mundo escolhem as suas canções favoritas para a Eurovisão. Através de um sistema de votos de 1 a 12, as 45 associações que participaram nesta edição atribuíram 363 pontos à canção Je Me Casse’, de Destiny, que representa Malta.

A jovem cantora não é uma estreante em território eurovisivo. Para lá de ter sido a representante escolhida por Malta para 2020, ano em que o evento não se realizou devido à pandemia, Destiny venceu a Eurovisão Júnior em 2015 com o tema ‘Not My Soul’. Se conquistar Roterdão este ano, fará história ao ganhar os dois formatos.

Ao longo das últimas semanas, cerca de metade das associações havia já revelado os seus votos, com a Suíça a recolher um maior número de preferências. No entanto, com o anúncio da votação completa, o país acabou em segundo com 358 pontos, menos cinco que a vencedora. A fechar o pódio ficou o tema francês, Voilá’, com 318 pontos. Seguem-se no top 10 a Lituânia (301), Chipe (238), São Marino (237), Suécia (105), Itália (81), Ucrânia (64) e o Azerbaijão, com 59 pontos.

O tema português, ‘Love is on My Side’, dos The Black Mamba, não foi votado por nenhuma das 45 associações, terminando com zero pontos. No entanto, por entre as 39 canções a concurso este ano, dez ficaram sem um único voto nesta tabela, o que, analisando o histórico recente da Eurovisão, parece difícil de acontecer.

E como votaram os portugueses?

A OGAE Portugal, uma das 45 que avaliou as canções deste ano, apresentou escolhas diferentes do resultado final. Para os fãs portugueses, seria França a candidata à vitória, seguida pela Lituânia e Suíça. Já Malta, que venceu nas contas finais, apenas ocupa a quarta posição. Ao contrário do top 10 definitivo, surgem na votação portuguesa dois lugares de destaque para a Bulgária e Islândia, que ocupariam, respetivamente, a nona e décima posições.

Festival Eurovisão da Canção 2021 realiza-se a 18, 20 e 22 de maio em Roterdão, nos Países Baixos, regressando após um ano sem festival devido à pandemia de Covid-19. A edição deste ano acontece sob fortes medidas de segurança, que garantem procedimentos de higiene, uso de máscara protetora e uma capacidade de testagem alargada e extensiva de todos os presentes com elevada regularidade.

Com o aproximar da maior competição de música do mundo, o Espalha-Factos prepara um acompanhamento diário do festival. Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha vão seguir o evento diretamente do press center online da Eurovisão e o EFVisão, o podcast especial dedicado ao formato, será atualizado todos os dias. Ouve o último episódio, que relata o primeiro dia de ensaios na Ahoy Arena.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Depois Vai-se a Ver e Nada
‘Depois, Vai-se a Ver e Nada’ regressa este mês com novos programas