O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Eurovisão
Fotografia: NPO/NOS/AVROTROS Nathan Reinds

EFVisão. Espalha-Factos prepara operação para acompanhar a Eurovisão

Com a festa cada vez mais perto, o Espalha-Factos vai seguir ao pormenor os preparativos antes e durante o Festival Eurovisão da Canção 2021, que este ano se realiza 18, 20 e 22 de maio em Roterdão, nos Países Baixos.

Com o arranque dos primeiros ensaios este sábado (8 de maio), a equipa destacada para a cobertura a partir do press center virtual das próximas duas semanas, vai contar todas as novidades diárias a caminho dos grandes espetáculos, que vão colocar 39 países a concorrer pela vitória.

Todas as novidades a partir do centro de imprensa digital

Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha, que vão estar a acompanhar o festival diretamente do press center online da Eurovisão, trazem diariamente as impressões e reações dos artistas e das equipas presentes no local.

As primeiras informações sobre os ensaios e conferências surgem em livetweet. A equipa vai relatar diariamente, através do Twitter, as primeiras impressões sobre os ensaios de cada um dos países, que acontecem todos os dias durante a próxima semana.

As restantes redes sociais do nosso site (Facebook e Instagram) vão também receber atualizações diárias sobre o evento. Nos dias espetáculos principais, na semana seguinte, mostramos tudo o que se está a passar nas cerimónias e nos bastidores.

Entramos em direto nos dias de ensaio de Portugal

Nos dias em que os The Black Mamba, representantes portugueses, sobem ao palco do Rotterdam Ahoy para ensaiar Love Is On My Side’ antes da segunda semifinal (terça, 11 de maio e sexta, 14 de maio), a equipa de cobertura entra em direto às 18h, no Instagram do Espalha-Factos, para acompanhar o dia, responder a perguntas e contar as impressões sobre o ensaio da delegação portuguesa.

The Black Mamba Festival da Canção 2021
Fotografia: Pedro Pina/RTP

Notícias no site atualizadas em tempo real

Ao longo das próximas duas semanas, serão vários os artigos especiais no site sobre as canções a concurso, os artistas que as defendem e os preparativos e acontecimentos extraordinários de uma edição do certame observada ao microscópio, devido a todas as medidas de segurança impostas no evento.

Aos membros no centro de imprensa juntam-se João Malheiro (editor no EF), Bernardo FerreiraMiguel Rocha (redatores), ao lado de outros elementos da equipa do site, que vão atualizar em tempo real as odds, os finalistas, os vídeos e tudo o que é preciso acompanhar, ver e rever nas semanas eurovisivas.

Podcast EFVisão com episódios diários

Ao final de cada ronda de ensaios, há novo episódio do EFVisão para ouvir. O podcast do Espalha-Factos sobre o Festival da Eurovisão passa a ser diário e chega durante a tarde com as notícias e o rescaldo do dia e com um segmento de análise às surpresas, desilusões e grandes mudanças dos ensaios de cada dia – e também as mexidas nas apostas depois dos primeiros vislumbres do que vai ser visto em palco.

Na semana das semifinais e da final, o podcast terá episódios de rescaldo às cerimónias com a equipa de acompanhamento e outros comentadores habituais, que vão discutir os resultados de cada eliminatória e tentar prever quem se pode sair bem ou mal na etapa final do concurso.

Ouve o último episódio especial do EFVisão:

Festival Eurovisão da Canção 2021 realiza-se a 18, 20 e 22 de maio em Roterdão, nos Países Baixos, regressando após um ano sem festival devido à pandemia de Covid-19. A edição deste ano acontece sob fortes medidas de segurança, que garantem procedimentos de higiene, uso de máscara protetora e uma capacidade de testagem alargada e extensiva de todos os presentes com elevada regularidade.

São 39 os países a concurso, entre os quais Portugal, representado pela banda The Black Mamba e o tema ‘Love Is On My Side’.