Lena D'Água nos PLAY
Fotografia: PLAY - Prémios da Música Portuguesa

Prémios PLAY. Terceira edição já tem data assegurada na RTP

A terceira edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa já tem data de transmissão anunciada. A gala acontece na noite de 8 de julho, em direto, na RTP1.

“A grande festa da música portuguesa vai mesmo acontecer”. Foi desta forma que a organização dos PLAY deu a novidade, que seria já previsível. Depois de apenas duas edições, uma delas em pandemia e com restrições e regras apertadas, a noite que premeia a música e artistas nacionais e lusófonos volta à antena da emissora pública.

Durante os últimos dois anos, o Coliseu dos Recreios recebeu a gala, ao juntar as maiores figuras da música nacional, fosse na plateia ou mesmo no palco. Na gala de 2020, que coroou Camané & Mário Laginha, Lena D’Água e Capitão Fausto, com dois prémios cada, foram vários os duetos assinaláveis, com Pedro Abrunhosa e Profjam a presentear o público com uma performance improvável entre duas gerações e perspectivas musicais distintas. Em 2019, na estreia do formato, foi Dino D’Santiago o grande vencedor da noite.

Candidaturas ainda abertas

Termina esta quarta-feira, dia 5 de março, o prazo de candidaturas às seis categorias abertas aos artistas, grupos, bandas e produtores. Os interessados terão de preencher um formulário que mais tarde atestará a viabilidade da proposta.

Por entre as 13 categorias que compõe os PLAY, seis exigem uma candidatura pévia por parte dos artistas. São elas Melhor Videoclipe, Melhor Álbum Música Clássica/Erudita, Melhor Álbum Jazz, Melhor Álbum Fado, Artista Revelação e também o Prémio Lusofonia.

Lê também: Opinião. As melhorias notáveis e o longo caminho a percorrer dos PLAY

Relativamente às restantes categorias, que não necessitam uma candidatura prévia, a organização seleciona entre uma lista de álbuns, músicas e artistas, os que tenham tido um efetivo reconhecimento pelo público durante o ano de 2020. Para tal, serão utilizados créditos que refletem o consumo de música, como as vendas físicas e digitais, downloads, streams, visualizações no Youtube e airplay nacional de música”.

A próxima gala dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa acontece dia 8 de julho, às 21h, na RTP1. Mantendo a mesma estrutura dos últimos anos, esta deverá continuar a ser conduzida por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves. Tendo em conta o avançar da vacinação em Portugal e a abertura do setor da Cultura, será também previsível a presença de público na emissão, contrariamente ao que aconteceu em 2020, onde apenas os artistas nomeados estavam presentes.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Jesse Williams
‘Anatomia de Grey’. Jesse Williams deixa a série após 12 temporadas