Lena D'Água nos PLAY
Fotografia: PLAY - Prémios da Música Portuguesa

Prémios PLAY. Terceira edição já tem data assegurada na RTP

A terceira edição dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa já tem data de transmissão anunciada. A gala acontece na noite de 8 de julho, em direto, na RTP1.

“A grande festa da música portuguesa vai mesmo acontecer”. Foi desta forma que a organização dos PLAY deu a novidade, que seria já previsível. Depois de apenas duas edições, uma delas em pandemia e com restrições e regras apertadas, a noite que premeia a música e artistas nacionais e lusófonos volta à antena da emissora pública.

Durante os últimos dois anos, o Coliseu dos Recreios recebeu a gala, ao juntar as maiores figuras da música nacional, fosse na plateia ou mesmo no palco. Na gala de 2020, que coroou Camané & Mário Laginha, Lena D’Água e Capitão Fausto, com dois prémios cada, foram vários os duetos assinaláveis, com Pedro Abrunhosa e Profjam a presentear o público com uma performance improvável entre duas gerações e perspectivas musicais distintas. Em 2019, na estreia do formato, foi Dino D’Santiago o grande vencedor da noite.

Candidaturas ainda abertas

Termina esta quarta-feira, dia 5 de março, o prazo de candidaturas às seis categorias abertas aos artistas, grupos, bandas e produtores. Os interessados terão de preencher um formulário que mais tarde atestará a viabilidade da proposta.

Por entre as 13 categorias que compõe os PLAY, seis exigem uma candidatura pévia por parte dos artistas. São elas Melhor Videoclipe, Melhor Álbum Música Clássica/Erudita, Melhor Álbum Jazz, Melhor Álbum Fado, Artista Revelação e também o Prémio Lusofonia.

Lê também: Opinião. As melhorias notáveis e o longo caminho a percorrer dos PLAY

Relativamente às restantes categorias, que não necessitam uma candidatura prévia, a organização seleciona entre uma lista de álbuns, músicas e artistas, os que tenham tido um efetivo reconhecimento pelo público durante o ano de 2020. Para tal, serão utilizados créditos que refletem o consumo de música, como as vendas físicas e digitais, downloads, streams, visualizações no Youtube e airplay nacional de música”.

A próxima gala dos PLAY – Prémios da Música Portuguesa acontece dia 8 de julho, às 21h, na RTP1. Mantendo a mesma estrutura dos últimos anos, esta deverá continuar a ser conduzida por Filomena Cautela e Inês Lopes Gonçalves. Tendo em conta o avançar da vacinação em Portugal e a abertura do setor da Cultura, será também previsível a presença de público na emissão, contrariamente ao que aconteceu em 2020, onde apenas os artistas nomeados estavam presentes.

Mais Artigos
Semifinal 2 Eurovisão
American Song Contest. Eurovisão chega aos Estados Unidos em 2022