Foto: Globo

‘Salve-se Quem Puder’. Novela da Globo com José Condessa estreia em Portugal

Com a presença do ator português José Condessa no elenco, Salve-se Quem Puder é a nova novela da noite da Globo Portugal. Leve, bem-humorada e romântica, a novela de Daniel Ortiz estreia no dia 10 de maio às 20h30 e será exibida de segunda a sábado, substituindo A Força do Querer.

Salve-se Quem Puder é a história de três belas mulheres completamente diferentes, que se conhecem em Cancún, no México. Alexia (Deborah Secco) tem o sonho de ser atriz e está perto de se estrear na TV com um papel de destaque numa novela, quando conhece o misterioso Renzo (Rafael Cardoso), que desaparece após passarem uma noite juntos.

Luna (Juliana Paiva) é uma fisioterapeuta meio mexicana, meio brasileira, que sonha em encontrar a mãe Helena (Flávia Alessandra), que desapareceu quando ela era criança. Já Kyra (Vitória Strada) está prestes a realizar o sonho da sua vida: casar-se com o empresário Rafael (Bruno Ferrari).

Juliana Paiva, Deborah Secco e Vitória Strada dão vida ao trio de protagonistas. (Foto: Globo/Divulgação)

No entanto, os seus planos serão interrompidos e as suas vidas mudam de um dia para outro. Quando um furacão se aproxima de Cancún, Alexia convence Luna e Kyra a juntarem-se a ela para localizar Renzo. A atriz quer tentar entender a atitude do rapaz e resgatar o seu amuleto da sorte, que desapareceu do quarto quando ele foi embora.

As três enfrentam o temporal e vão parar a um campo de golfe onde localizam Renzo e Dominique (Guilhermina Guinle) no momento em que ela aponta uma arma em direção ao juiz Vitório (Aílton Graça) e atira. O trio é descoberto e Dominique fará de tudo para se vingar das mulheres que testemunharam o seu crime.

Ao entrarem para o Programa de Proteção à Testemunha, Alexia, Luna e Kyra assumem novas identidades – respetivamente Josimara, Fiona e Cleyde -, mudam o visual e vão para Judas do Norte, uma pequena cidade no interior de São Paulo. Oficialmente, as três morreram durante a passagem do furacão em Cancún.

A estreia interrompida de José Condessa no Brasil

Salve-se quem Puder marcou a estreia de José Condessa numa produção da Globo, mas a pandemia alterou os planos. O ator português deu vida ao mexicano Juan, um jovem alegre e inteligente que tenta reconquistar o amor da ex-namorada Luna. Mário (Murilo Rosa), o pai de Luna, tornou-se amigo de Juan depois de este o ter socorrido após um acidente de automóvel, e apoia a reconciliação dos dois.

José Condessa teve de abandonar a novela em junho do ano passado devido a compromissos profissionais com a TVI. Com a paralisação das gravações, a Globo não conseguiu cumprir os prazos estipulados para as filmagens de Salve-se Quem Puder, o que comprometeu um acordo que o ator já tinha para protagonizar a novela Bem me Quer, atualmente em exibição.

Lê também: José Condessa garante que “ficou uma boa relação com a Globo

Por causa da saída repentina de José Condessa, o autor Daniel Ortiz teve que reescrever cerca de 40 capítulos da novela. A sua personagem Juan muda-se para o Rio de Janeiro e desaparece da história. As funções de Juan na trama foram assumidas por um novo personagem, Alejandro (Rodrigo Simas), que passou a disputar o amor da protagonista Luna com Téo, interpretado por Felipe Simas, que é irmão de Rodrigo Simas na vida real.

Tal como Amor de Mãe, exibida em Portugal pela SIC, também Salve-se quem Puder teve a sua exibição interrompida devido à pandemia. Retirada do ar a 28 de março de 2020, ao fim de 54 episódios, a novela das sete da Globo voltou à antena a 22 de março deste ano com uma repetição a partir do primeiro capítulo, à qual se seguirá a continuação da trama.