Luca
Imagem: Divulgação / Pixar

Realizador de ‘Luca’ responde a comparações com ‘Call Me by Your Name’

Talvez tenha sido o cenário rural italiano, ou a história de dois rapazes durante verão em Itália. O que é certo é que não faltaram comparações entre Luca – novo filme da Pixar – e Call Me by Your Name. No entanto, o realizador Enrico Casarosa insiste que o filme fala sobre “uma amizade que antecede namorados ou namoradas“.

Na verdade, Luca e Call Me by Your Name têm alguns pontos comuns. Luca conta a história do seu protagonista homónimo (Jacob Tremblay) e do seu amigo, Alberto (Jack Dylan Grazer), duas criaturas marinhas que saem do oceano para o mundo terrestre. Se Luca é tímido, Alberto é inconformista e afirma que o melhor do mundo está longe de casa. Os dois passam um verão cheio de aventuras na Riviera italiana, uma história sobre a adolescência de autoria da Pixar. Por sua vez, Call Me by Your Name conta a história do adolescente de 17 anos, Elio (Timothée Chamalet), que vive com a sua família na costa italiana, e de Oliver (Armie Hammer), um aluno de medicina sob a alçada do pai do adolescente. Os dois vivem um verão intenso na costa italiana que dá origem a uma relação amorosa.

Depois do lançamento do primeiro trailer de Luca não faltaram comparações no Twitter entre os dois filmes. Vários tweets, por exemplo, colocavam frames dos dois filmes lado a lado para exemplificar comparações entre as dinâmicas de Luca e Alberto e Elio e Oliver. No entanto, numa conferência de imprensa virtual publicada na Entertainment Weekly, o realizador e a produtora de Luca, Enrico Casarosa e Andrea Warren, explicaram o propósito do filme e como este tem pouco em comum com Call Me by Your Name.

Eu queria mesmo fazer um filme que falasse sobre uma amizade que antecede namorados ou namoradas“, explica o realizador de Luca. “Quando a Julia [personagem feminina interpretada por Emma Berman] entra em cena e olhamos para a estrutura [do filme], a história pode sugerir uma paixoneta ou um romance. Para ser completamente honesto, eu queria fazer uma história sobre a amizade“.

Tal como explica um artigo da Screen Rant, um filme que explorasse uma romance LGBTQ+ seria um marco na história da Pixar, porém, parece não ser esse o filme de Casarosa. Sendo assim, teremos um filme que explora uma amizade profunda e aconchegante entre dois jovens rapazes.

As comparações entre Luca e Call Me by Your Name no Twitter

No Twitter, vários internautas teceram comparações entre a história e cinematografia entre Luca e Call Me by Your Name. Apesar das parecenças, o filme escrito por James Ivory, que lhe rendeu o Óscar para Melhor Argumento Adaptado, pode ter servido apenas de inspiração para a cinematografia de Luca. Mesmo assim, as semelhanças estão à vista.

 

 

 

 

Mais Artigos
Guia TV. Sabe tudo o que podes ver na televisão este fim de semana