Nomadland
Courtesy of Searchlight Pictures. © 2020 20th Century Studios All Rights Reserved

‘Nomadland’ continua a brilhar na reabertura dos cinemas

Novos dados do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA) ilustram os resultados da primeira semana e meia de reabertura das salas de cinema portuguesas: quase 49 mil espectadores e Nomadland domina a bilheteira.

Autorizados a desconfinar a partir de 19 de abril, os cinemas receberam quase 49 mil espectadores, traduzidos em receitas de bilheteira no valor de 273 mil euros, reportam os dados do ICA das semanas de 15 a 21 de abril e de 22 a 28 de abril. São resultados impossíveis de comparar com períodos homólogos de 2020, visto que, por essa altura, os cinemas ainda se encontravam encerrados devido à Covid-19.

É importante considerar que nem todas as salas de cinema escolheram abrir portas de imediato. O ICA apenas recolheu dados de 333 estabelecimentos de um total de 561 em território nacional.

E que película levou mais os portugueses aos cinemas? A resposta encontra-se em Nomadland – Descobrir a América, realizado por Chloé Zhao. Em dez dias, a produção galardoada com o Óscar de Melhor Filme no domingo (25) contou com 18.986 espetadores. Foram mais 13.311 pessoas que se juntaram, desde a semana anterior, para assistir à aclamada prestação de Frances McDormand, no papel de uma nómada dos tempos modernos.

O segundo lugar vai para Mortal Kombat de Simon McQuoidA continuação do famoso franchise de artes marciais reuniu uma audiência de 11.197 pessoas desde a reabertura dos cinemas.

Já o mais recente filme da Disney, Raya e o Último Dragão, volta a ficar em terceiro lugar, tanto no ranking semanal, como no ranking acumulado, com um total de 8.548 espectadores desde o dia 19 de abril.

De momento, as salas de cinema continuam a trabalhar em horário reduzido, podendo apenas estar abertas até às 22h30 em dias de semana e até às 13h aos fins de semana. A partir deste sábado, 1 de maio, os cinemas estarão abertos até às 22h30 em dias de semana e fins de semana.

De modo geral, as restrições pandémicas têm custado bastante à exibição cinematográfica. De acordo com o ICA, Portugal sofreu, em 2020, uma quebra de audiências e receitas na ordem dos 75,55%, face a 2019. No ano passado, apenas 3,77 milhões de espetadores visitaram as salas de cinema, adesão equivalente a um lucro de 20,4 milhões de euros.

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Jesse Williams
‘Anatomia de Grey’. Jesse Williams deixa a série após 12 temporadas