cinema
Imagem: Noom Peerapong / Unslapsh

Ministério da Cultura quer todo o cinema português digitalizado

O Ministério da Cultura quer todo o cinema português digitalizado e todas as salas de cinema do país com equipamento digital capacitado. O anúncio foi feito hoje, dia 30 de abril, por Nuno Artur Silva, secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media.

Nuno Artur Silva falou hoje sobre a necessidade de digitalizar o cinema português e de ter todas as salas de cinema capacitadas com equipamento digital. Durante uma sessão de apresentação de novos recursos e relançamento do Plano Nacional de Cinema, na Cinemateca de Lisboa, Nuno Artur Silva explicou haver condições “para proceder à digitalização de todo o cinema português e à dotação de equipamentos e máquinas de projeção digital em todas as salas do país”. Segundo o secretário de Estado do Cinema, Audiovisual e Media, tal vai ser possível através do Plano de Recuperação e Resiliência, explicanda que “poder ter todo o cinema disponível em todos os sítios, em todas as salas de todo o país. […] Vamos conseguir concretizar com o célebre dinheiro europeu”.

No passado dia 22 de abril, o governo submeteu a Bruxelas o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que fornecerá ao sector da Cultura 243 milhões de euros. Para além disso, o plano designa ainda 150 milhões de euros para a requalificação do património e 93 milhões para redes culturais e para a transição digital. Para além disso, o governo aprovou, ainda no mesmo dia, o Decreto-lei que cria e regula o apoio à programação dos teatros e cineteatros que integram a Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses.

Nuno Santos Silva explicou ainda que o PRR visa a “modernização da infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais”. Entre eles “teatros, cineteatros, cinemateca, museus, centros de arte, bibliotecas, Torre do Tombo, Biblioteca Nacional, laboratórios de conservação e restauro, Arquivo Nacional da Imagem em Movimento e instalação do Arquivo Nacional do Som”.

 

 

 

 

 

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Godzilla vs Kong
‘Godzilla vs Kong’: O legado dos dois titãs do cinema