Aldeia da Roupa Branca
Fotografia: Divulgação

RTP vai transmitir o clássico ‘Aldeia da Roupa Branca’

A RTP vai transmitir já este sábado (1) o clássico do cinema português Aldeia da Roupa Branca. O filme, que marcou a geração de ouro do cinema em Portugal, vai para o ar às 00h28.

Aldeia da Roupa Branca é aposta da RTP1 para o primeiro fim-de-semana do mês de maio. O clássico do cinema português que lançou a icónica Beatriz Costa, acompanha o quotidiano de duas famílias lisboetas. O filme conta a história do Tio Jacinto e da sua afilhada Gracinda e da viúva Quitéria e do seu filho Luís. As duas famílias têm um negócio da roupa branca e o negócio em comum faz deles rivais.

As duas famílias vão envolver-se em inúmeros conflitos, na luta para conseguem as melhores encomendas de roupa para lavar. A rivalidade parece no entanto resolver-se, com a compra de uma camioneta que vai dar inicio a uma nova era no trabalho da lavagem da roupa. Vai ser numa pequena comunidade saloia da periferia de Lisboa, que toda a ação se vai desenrolar nesta que é uma das mais marcantes comédias de costumes português.

Aldeia da Roupa Branca estreou em 1938 e é da autoria de Chianca de Garcia. Do clássico participaram também José Gomes Ferreira e Ramada Curto, responsáveis pelo argumento, e Aquilino Mendes e Miguel Vieira, encarregues da fotografia. Para além de Beatriz Costa, o filme conta ainda com nomes como Manuel Santos Carvalho,  Óscar de Lemos e Elvira Vélez.

O filme que será primeiro transmitido pela RTP1, vai depois no dia 8 (sábado), ser transmitido na RTP Memória, pelas 15h. Esta já não é a primeira vez que a estação pública aposta no cinema clássico. Também na Páscoa, a RTP recordou dois clássicos portugueses com a transmissão dos remakes de O Pátio das Cantigas, Leão da Estrela e Canção de Lisboa.

Mais Artigos
Maria João Abreu
A Serra. Personagem de Maria João Abreu já tem final definido