Citizen Kane é considerado o melhor filme de sempre da história do Cinema.
Foto: Everett Collection

‘Citizen Kane’ perde pontuação perfeita no site Rotten Tomatoes

O clássico do cinema deixou de ter a classificação de 100% e deixou de ser o filme com mais críticas positivas

A pontuação perfeita de 100% do filme Citizen Kane no website Rotten Tomatoes sofreu um golpe. Uma crítica com mais de 80 anos fez a pontuação descer para 99%.

Um projeto de digitalização e arquivo de artigos antigos relacionados com o cinema, organizado pelo site Rotten Tomatoes, descobriu uma crítica negativa de 1941 sobre o filme Citizen Kane. Apesar de o filme ser considerado o melhor, ou um dos melhores filmes de todos os tempos por uma boa parte da comunidade cinéfila, a crítica publicada originalmente no Chicago Tribune, contraria as opiniões populares, sendo o seu título bastante direto, “‘Citizen Kane’ falha em impressionar critico como Melhor Filme Alguma Vez Filmado”.

Na crítica pode ler-se o seguinte: “Já ouviram falar muito deste filme, e eu vejo pelos anúncios que alguns peritos acham que ‘é o melhor filme alguma vez feito’. Eu não acho. É interessante. É diferente. De facto, é bizarro o suficiente para se tornar numa peça de museu. Mas o seu sacrifício da simplicidade para excentricidade rouba-lhe a distinção e o valor geral de entretenimento”.

Esta crítica fez com que a percentagem do filme no Rotten Tomatoes descesse para 99%, abandonando o clube dos 100% certificados como ‘fresh’, onde estão filmes como Toy Story, Singin’ in the Rain, As Vinha da Ira, Antes do Amanhecer, entre outros. No meio de todos estes filmes, é necessário destacar o filme Paddington 2, que de certa forma “ultrapassou” o clássico de 1941. No que toca à quantidade de críticas positivas, o urso inglês de chapéu e gabardine é o que mais tem do clube dos 100%.

Este destronação de Citizen Kane por um filme de “família”, tem gerado bastante conversa e memes pela internet, no entanto, o público parece estar maioritariamente do lado de Paddington, celebrando o seu triunfo, e a queda do império de Kane.

Mais Artigos
festa é festa
‘Festa é Festa’ cai para o pior resultado e SIC alarga vantagem