Eurovisão Elisa Festival da Canção
Fotografia: Pedro Pina / RTP

Eurovisão 2021. Elisa será a porta-voz do júri de Portugal na final

Prestes a receber os primeiros ensaios para a edição deste ano da Eurovisão, ultimam-se os últimos preparativos na arena Rotterdam Ahoy, o palco do espetáculo, nos Países Baixos. Por cá, a RTP anunciou Elisa como a porta-voz do júri de Portugal na final do certame e divulgou quem vão ser os comentadores da transmissão nacional.

À semelhança do que aconteceu na última edição, realizada em 2019, José Carlos Malato Nuno Galopim serão os responsáveis pelos comentários na transmissão levada a cabo pela estação pública. Os dois “voltam a juntar-se na cabine dos comentadores, desta vez na Ahoy Arena em Roterdão, para nos fazer chegar todas as informações e as curiosidades dos espetáculos, dos bastidores, da história dos vários cantores e das 39 canções a concurso“, salienta a estação.

Eurovisão 2021
Nuno Galopim e José Carlos Malato comentaram a edição de 2019, a partir de Tel Aviv. | Fotografia: Reprodução/YouTube Festival da Canção

Elisa, a vencedora do Festival da Canção 2020, será a responsável por dar a conhecer o destinatário dos 12 pontos de Portugal na final da Eurovisão. A jovem artista sucederá, assim, à apresentadora Inês Lopes Gonçalves como porta-voz do júri nacional.

Eu sei que por cá vamos estar todos a apoiar os The Black Mamba [representantes de Portugal na edição deste ano] e vai ser uma noite em cheio, por isso não percam dia 22 de maio a grande final da Eurovisão. Vai ser tão bom!“, afirmou Elisa, num vídeo divulgado pela estação.

Arena prestes a receber primeiros ensaios

A organização da Eurovisão deu a conhecer, na passada quinta-feira (22), nas redes sociais, o estado do interior da arena que vai acolher o certame, em Roterdão. “O palco #ESC2021 está (quase) montado!“, legendava a imagem, a mostrar uma arena já bem composta. Ao redor do palco, onde normalmente estaria o público de pé, compõe-se agora uma Green Room estendida, de modo a dar cumprimento ao necessário distanciamento social.

Eurovisão 2021
A arena de Roterdão está quase pronta. | Fotografia: Twitter/Eurovision

Entretanto, a organização deu igualmente a conhecer o calendário de ensaios e das respetivas conferências de imprensa. Os ensaios têm início já na próxima semana, no sábado, 8 de maio. Nessa primeira semana, até 15 de maio, cada país participante ensaiará duas vezes. Já na semana da competição, de 17 a 22 de maio, haverá três ensaios para cada espetáculo ao vivo.

Os representantes portugueses The Black Mamba terão o seguinte calendário de ensaios e conferências:

  • Terça-feira, 11 de maio – Primeiro ensaio – 10h20 – 10h50 (hora portuguesa) – com respetiva conferência de imprensa das 12h15-12h35
  • Quinta-feira, 14 de maio – Segundo ensaio – 9h50 – 10h10 – com respetiva conferência de imprensa das 11h05-11h25
  • Quarta-feira, 19 de maio – Primeiro ensaio vestido – 14h-16h10
  • Quarta-feira, 19 de maio – Segundo ensaio vestido – 20h-22h10
  • Quinta-feira, 20 de maio – Terceiro ensaio vestido – 14h-16h10
  • Quinta-feira, 20 de maio – Segunda semifinal ao vivo – 20h-22h10 – com conferência dos qualificados das 22h40-23h25

Festival Eurovisão da Canção 2021 acontece nos dias 18, 20 e 22 de maio, em Roterdão, nos Países Baixos. Os apresentadores, o design do palco e o slogan – Open Up – previstos para a edição do ano passado mantêm-se inalterados. Serão 39 países a concurso, entre os quais Portugal, representado pela banda The Black Mamba e o tema ‘Love is on My Side‘.

Espalha-Factos continua a acompanhar todas as novidades da Eurovisão num podcast especial, o EFVisão.

Mais Artigos
Editor de Política da Lusa demite-se após notícia que identifica deputada do PS com expressão racista