Zeca Afonso
Fotografia: José Afonso

Álbuns de José Afonso vão ser reeditados

Os 11 álbuns de José Afonso lançados entre 1968 e 1981 vão ser reeditados, num projeto em parceria com a editora Lusitanian Music.

A família do músico avançou com a notícia e revelou, em comunicado, à Agência Lusa, que “neste 25 de abril, o lançamento digital do single ‘Coro da Primavera’ marca o regresso às edições discográficas da obra de José Afonso”.

A obra do autor de ‘Grândola Vila Morena’, originalmente editada entre as décadas de 60 e 80, é agora reeditada pela família, que assume “a importância cultural de disponibilizar esta música ao mundo”.

As novidades sobre o projeto que “prevê uma sequência de edições, nos formatos clássicos (CD e vinil) e no ecossistema digital” vão ser disponibilizadas através do site oficial de José Afonso. O objetivo, avança o comunicado, é “divulgar esta obra única no panorama da música nacional e internacional”.

Em setembro de 2020, a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) abriu o primeiro processo de classificação de uma obra fonográfica, revelou o Ministério da Cultura, por considerar que a obra de José Afonso representa “valor cultural de significado para a Nação”.

Em 2019, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, afirmou que não foi por falta de vontade que o processo de classificação não se iniciou mais cedo, mas porque não existia acesso às ‘masters’ e ao conteúdo das gravações originais do músico.

Em 1968, José Afonso lançava Cantares do Andarilho, disco de estreia que apresentava temas como ‘Canção de Embalar’ e ‘Vejam Bem’. ‘Traz Outro Amigo Também’ (1970), ‘Milho Verde’ (1971), ‘Venham Mais Cinco’ (1973) e ‘Enquanto Há Força’ (1978) são também alguns dos temas que marcaram o percurso do cantor e compositor português.

‘Grândola, Vila Morena’ foi o sinal para o arranque definitivo das operações e para o avanço das tropas organizadas pelo MFA na Revolução de Abril de 1974, que hoje assinala 47 anos.

Lê também: Zeca Afonso homenageado em Belmonte com estátua em tamanho real

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
StarWarsIV_236Pyxurz
«May the Fourth be with you»: Espalha-Factos celebra ‘Star Wars’