men in kilts
Sam Heughan e Graham McTavish / Fotografia: Divulgação STARZ

Crítica. ‘Men in Kilts’ é uma viagem divertida à descoberta da Escócia

Men in Kilts: A Roatrip with Sam and Graham é a nova série documental do canal de streaming TVCine+, com estreia marcada para quinta-feira, 22 de abril. A série acompanha dois dos principais atores da série Outlander, Sam Heughan e Graham McTavish, numa viagem de autocaravana pelas profundezas da Escócia, o país natal de ambos e, também, palco principal de Outlander. O Espalha-Factos já viu os primeiros três episódios da série e apresenta-te um pouco do que podes esperar na mais recente aposta da STARZ que chega agora a Portugal.

Apesar das várias referências às gravações da série nas conversas entre Sam e Graham, Men in Kilts não é uma sequela de Outlander, nem é direcionada apenas aos seus fãs. Men in Kilts é um documentário, dividido em oito episódios, em que os dois atores descobrem os segredos e tradições escocesas, quer seja na gastronomia, história ou música. Claro que, para quem já desespera pela estreia da sexta temporada de Outlander, Men in Kilts pode ser o antídoto temporário perfeito para matar as saudades do país que aprendemos a amar com a série dramática. No entanto, a viagem de Sam e Graham é para todos os que têm curiosidade em descobrir mais sobre este maravilhoso país e para aqueles que até já sonharam em pegar numa autocaravana, com um amigo ou com a cara-metade, e viajarem ao sabor do vento.

Mais do que um documentário histórico e sociocultural, Men in Kilts apresenta-nos a experiência na primeira pessoa de dois nativos escoceses que ainda têm muito a aprender sobre o seu país. Sam Heughan e Graham McTavish conheceram-se em Outlander, onde interpretam Jamie Fraser e Dougal MacKenzie. A série, que estreou em 2014, é uma adaptação da saga homónima de Diana Gabaldon, que segue a incrível história de Claire Randall (Catriona Balfe), uma enfermeira inglesa da Segunda Guerra Mundial que é transportada no tempo para a Escócia do século XVIII durante uma lua-de-mel.

Em Men in Kilts, os atores experimentam diretamente tudo o que a Escócia tem para oferecer: desde a pesca de marisco ao râguebi, passando pelo levantamento da pedra e danças sobre espadas. E todas estas experiências são pontos fulcrais para entender a história e cultura do país. Por exemplo, o levantamento da pedra servia como um rito de passagem para os homens, uma afirmação da sua virilidade, baseada na capacidade de levantar uma pesadíssima pedra e colocá-la sobre outra. Já a dança sobre espadas previa o destino do soldado na batalha: duas espadas eram colocadas em cruz e, se o homem tocasse numa das lâminas, significava que ficaria ferido. Se a pontapeasse, morreria.

Sam Heughan e Graham McTavish / Fotografia: Divulgação STARZ

A diferença de 20 anos de idade entre os dois apresentadores e colegas não os impediu de embarcarem juntos nesta aventura. Ao longo de todo o documentário é possível testemunhar a relação de amizade que os une e que também permite dar um toque humorístico. Quer estejam a conduzir, a experimentar as delícias gastronómicas escocesas ou  a competir em modalidades desportivas típicas, os dois atores fazem com que a experiência do espectador seja, também ela, divertida.

Tal como o nome da série indica, Men in Kilts é sobre o povo escocês. O kilt, símbolo da Escócia, é uma espécie de saia, tipicamente usada por homens, de lã com padrão aos quadrados, o chamado tartan (ou tartã) que era, historicamente, usado como símbolo de pertença a um determinado clã. E, como descrito pelo subtítulo – A Roadtrip with Sam and Graham -, as câmaras acompanham, portanto, estes dois “homens de kilts” enquanto falam com outros concidadãos sobre as maravilhas que a Escócia tem para oferecer.

O primeiro episódio deixa-nos logo com água na boca, com o marisco e a carne que Sam e Graham provam nos restaurantes locais, e também com o famoso whiskey escocês. Este é o arranque perfeito para uma viagem pelos várias cidades, vilas e aldeias escocesas, ao som da gaita de foles, instrumento nacional.

No geral, Men in Kilts é um conjunto de episódios de apenas 25 minutos, ótimo para quando precisamos de algo que nos divirta, entretenha e nos faça sonhar nas viagens que vamos planear quando a pandemia terminar.

 

 

men in kilts
8

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Guia TV. Descobre o que ver em fim de semana de cinema e homenagens