Raya e O Último Dragão é um dos filmes que estreia na reabertura dos cinemas
Fotografia: Disney / Reprodução

Cinemas triplicam espectadores no regresso às salas

O retorno dos portugueses aos cinemas foi mais efusivo do que no final do primeiro confinamento, em 2020, mostram os números avançados pela Comscore esta terça (20).

O primeiro dia cifrou-se em vendas superiores a quatro mil bilhetes e uma faturação na ordem dos 22.650 euros, com algumas salas esgotadas, revelam dados da consultora enviados à imprensa.

Na última reabertura, a 2 de julho de 2020, as vendas ficaram-se pelos 1.366 bilhetes, e uma faturação de 6.495 euros. No ano passado, as salas tinham estado fechadas durante dois meses e apesar de a reabertura ter ocorrido em período de férias escolares, os números ficaram longe dos registados esta segunda. Desta vez, os cinemas encerraram por três meses.

Mais de 20 filmes chegam às salas nacionais

Nas próximas semanas há mais de 20 filmes a estrear em Portugal. Esta segunda foi a vez de Mortal Kombat, Nomadland – Sobreviver na América, Raya e O Último Dragão e Undine chegarem ao grande ecrã em todo o país, mas a lista não vai ficar por aqui durante os meses de abril e maio.

Uma Miúda com Potencial (Promising Young Woman) e Mais Uma Rodada, ambos com nomeações aos Óscares, estreiam a 29 de abril. O Pai chega a 6 de maio e Minari, uma das sensações do ano, tem estreia agendada para dia 13.

Ainda em maio será possível ver Godzilla vs Kong, que tem sido a maior estreia desde que começou a pandemia, mas também Tom & Jerry, O Santuário das Sombras, Monster Hunter e Spiral – O Novo Capítulo de Saw.

Nesta reabertura, os horários dos cinemas mantêm-se com limitações. As portas fecham às 22h30 nos dias úteis e às 13h nos sábados, domingos e feriados. Os horários só voltarão ao normal a partir do dia 3 de maio.

Lê também: O Dia Antes. Como se prepararam os espaços culturais para voltar?
Mais Artigos
Teatro São Carlos
Do Património ao cinema e setor livreiro. Onde vai a Cultura gastar os 243 milhões do PRR?