Green Book venceu três Óscares
Fotografia: Reprodução

Óscares 2021. RTP prepara sessões especiais com filmes premiados

Lawrence da Arábia, A Ponte do Rio Kwai, West Side Story, O Caçador, Cinema Paraíso e Green Book – Um Guia para a Vida são os filmes escolhidos pela RTP para uma semana especial de antecipação dos Óscares 2021.

Lawrence é o primeiro da lista

Peter O' Toole em Lawrence da Arábia, 1962
Peter O’ Toole em Lawrence da Arábia, 1962 (Fotografia: Reprodução)

O clássico de ação de 1962 é o primeiro a chegar à antena, na terça-feira, dia 20, às 00h01. Na história, passada na Arábia, é relatada a vida do enigmático T.E. Lawrence, que foi oficial de ligação entre os rebeldes árabes e o exército britânico, aliados contra os turcos, que desejavam anexar ao seu Império Otomano a Península Arábica.

O filme, realizado por David Lean e protagonizado por Peter O’Toole, é considerado “o épico de todos os épicos” e recebeu sete Óscares em 1963, por Melhor Realizador, Melhor Filme, Melhor Edição, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Mistura de Som e Melhor Banda Sonora.

A Ponte do Rio Kwai
Fotografia: Reprodução

Na quarta-feira, 21, a emissão de A Ponte do Rio Kwai arranca às 00h30. O filme, de 1957, foi também realizado por David Lean e conta uma história passada na Segunda Guerra Mundial, quando prisioneiros britânicos recebem o trabalho, por parte dos japoneses, de construir uma ponte de transporte ferroviário sobre o rio Kwai, na Tailândia. Esta é uma via essencial para o esforço de guerra nipónico e considerado “o caminho de ferro da morte”. Este filme foi premiado com seis Óscares.

Natalie Wood e Richard Beymer em West Side Story (1961)

West Side Story, também conhecido por Amor Sem Barreiras, volta aos ecrãs da RTP1 no dia 22, quinta-feira, às 00h30. Neste musical ambientado nos anos 50, é contada a disputa entre dois gangs rivais. No centro desta luta surge um romance destinado à tragédia entre o ex-líder dos Jets, e Maria, a irmã do líder dos Sharks.

Tudo parece correr bem aos jovens amantes, até que Tony, o Romeu em versão moderna, mata acidentalmente o irmão da sua amante ao tentar parar uma luta. O filme, de 1961, venceu 10 categorias dos Óscares 1962, e tem prevista para este ano a estreia de um remake realizado por Steven Spielberg.

nuovo-cinema-paradiso-01

Cinema Paraíso, vencedor do Óscar de Melhor Filme de Estrangeiro em 1988, é escolha de programação da RTP2 para a noite de sexta-feira, às 23h10. No filme, Salvatore Di Vitta, um reconhecido cineasta italiano, recebe um telefonema inesperado da sua mãe na Sicília, onde nasceu e cresceu, que lhe dá a conhecer a morte de Alfredo, o projeccionista local que o deixava ver todos os filmes que passavam pelo Cinema Paraíso.

De alguma forma, Alfredo ocupou o papel de pai de Totó, desaparecido durante a II Guerra, e ofereceu-lhe um mundo de magia que era o seu acolhedor refúgio naqueles dias e que, mais tarde, viria a ser o seu próprio mundo. Agora, Totó tem de voltar à sua terra natal para enterrar o homem que determinou a sua vida e receber o seu último legado.

Robert de Niro aponta uma arma à cabeça em 'O Caçador'
‘O Caçador’ foi protagonizado por Robert De Niro (Fotografia: Reprodução)

Também na sexta, a RTP1 programa O Caçador, de Michael Cimino, à meia-noite. O filme de guerra de 1978 centra-se num trio de metalúrgicos russo-americanos e no serviço de infantaria em que estavam integrados na Guerra do Vietname. explora as consequências morais e mentais da violência da guerra e o patriotismo manipulado politicamente através da honra, amizade e família, numa pequena e unida comunidade do interior. O Caçador, que venceu cinco Óscares em 1979, incluindo Melhor Realizador e Melhor Filme, lida com assuntos como abuso de drogas, infidelidade e saúde mental.

Fonte: Universal PIctures

Green Book – Um Guia Para Vida fecha o desfile de filmes premiados, após ter conquistado três estatuetas douradas em 2019. O filme de Peter Farrelly é baseado numa história verídica e conta a história de Frank Vallelonga (Viggo Mortensen), condutor nova-iorquino que fica responsável por transportar o pianista afro-americano Dr. Don Shirley (Mahershala Ali) numa tour pelo Sul dos Estados Unidos nos anos 60.

Já segues o Espalha-Factos no Instagram?

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
A Mulher à Janela
Crítica. ‘A Mulher à Janela’ é um thriller “hitchcockiano” que não emociona