Albano Jerónimo
Fotografia: Coyote Vadio/RTP

Albano Jerónimo protagoniza série latino-americana da Amazon

Depois de participar em The One, da Netflix, Albano Jerónimo ruma até ao Uruguai para gravar a série El Presidente. O formato estreou em 2020, na Amazon Prime Video, mas o ator só irá protagonizar a segunda temporada, que ainda não tem data de estreia definida.

El Presidente aborda os casos de corrupção que existiram dentro da Federação Internacional de Futebol (FIFA), e que levaram à posterior investigação, conhecida como FiFAgate. Em 2015, este escândalo envolveu dirigentes, particularmente da América Latina, e inúmeros denunciados.

Quanto ao papel de Albano Jerónimo, a agência espanhola EFE confirmou que o ator vai interpretar o brasileiro João Havelange, que presidiu à FIFA entre 1974 e 1998, e sobre quem recaíram denúncias de corrupção. Havelange já apareceu no final da primeira temporada da produção, interpretado por Horacio Games, que explicou que o próximo capítulo da história seria sobre ele. Agora, o brasileiro, que morreu em 2016, será o foco da segunda parte da série, que se focou inicialmente no chileno Sergio Jadue.

O elenco de El Presidente ainda não foi revelado, no entanto tanto Albano Jerónimo como outros elementos da produção já partilharam imagens da rodagem nas redes sociais. Além disso, segundo um comunicado da Amazon, a série, que vai contar com oito episódios, volta a ser assinada pelo argumentista e produtor argentino Armando Bó, conhecido por escrever a narrativa do filme Birdman, de Alejandro González Iñárritu.

A versatilidade de Albano Jerónimo

Com apenas 41 anos, Albano Jerónimo tem espalhado o seu talento não só em diversas vertentes, seja em séries, novelas, teatro ou cinema, mas também um pouco por todo o mundo. Fora do país, o ator já participou no filme L’enfant, de Marguerite de Hillerin e Félix Dutilloy-Liégeois, que ainda por estrear, em Vikings e, mais recentemente, na série britânica The One.

Já em Portugal, é possível vê-lo na série Até que a vida nos separe, da RTP, em Princípio, meio e fim, da SIC. Os filmes A Herdade, de Tiago Guedes e Ordem Moral, de Mário Barroso são ainda algumas produções audiovisuais recentes em que Albano Jerónimo participou.

“Neste momento, devido aos Vikings e à Netflix, estou a rasgar um mercado bastante simpático e vou abraçar este mês um [novo] projecto – vou ser protagonista de uma série internacional com um realizador com o qual desde sempre quis trabalhar”, contou o ator ao PÚBLICO, em março.

Mais Artigos
Audiências
Euro 2020. Transmissão dos jogos será dividida pela RTP, SIC e TVI