Anya Taylor-Joy, a Beth de ‘Gambito de Dama’, celebra 25 anos

Vencedora do Globo de Ouro de Melhor Atriz pelo seu papel nesta série da Netflix, Anya Taylor-Joy já tem muito para contar

Anya Taylor-Joy, vencedora de um Globo de Ouro pelo seu papel como Beth na minissérie da NetflixGambito de Dama, completa hoje um quarto de século. Apesar dos seus 25 anos, já participou em 14 filmes, entre eles Fragmentado (2016), Glass (2019) e Emma (2020), sete séries, sendo uma delas Peaky Blinders, no papel de Gina Grey, e dois videoclipes.

Tem seis irmãos mais velhos e nasceu em Miami. No entanto, a sua família mudou-se para Buenos Aires, Argentina, quando ainda era bebé. Seis anos depois, voltaram a mudar-se, desta vez para Londres. Anya não reagiu bem a esta mudança e recusou-se a aprender inglês durante dois anos. Quando aceitou que iria permanecer em Inglaterra, foram os livros de Harry Potter que a ajudaram com a nova língua.

Anya Taylor Joy num festido de tule cor de cereja, sentada, com o queixo apoiado na mão enquanto sorri e olha para o lado. É loira platinado, cabelo longo, liso, pele branca como a neve e o batom condiz com a cor do vestido.
Fotografia: Instagram/Anya Taylor-Joy

Alguns anos depois de completar 11 anos de idade, Anya foi abordada na rua por Sarah Doukas, a mesma mulher que descobriu Kate Moss, para se tornar modelo.

Tinha 14 anos quando se estreou no pequeno ecrã com a série britânica Endeavour, em que participou num só episódio. Foi também com esta idade que partiu para Nova Iorque para um curso de duas semanas sobre realização de filmes. E qual foi a primeira coisa que fez assim que chegou à cidade que nunca dorme? Pintar o seu cabelo de cor de rosa numa casa de banho de um restaurante da cadeia Chipotle.

Lê também: Crítica. ‘Prisão Domiciliária’: a corrupção presa entre quatro paredes

Dois anos depois, escreveu um ensaio para os seus pais em que explicou porque é que ia desistir do ensino secundário para perseguir uma carreira de atriz. O seu primeiro filme foi A Bruxa (2013), um filme de terror, em que participou com apenas 18 anos. Fez parte de vários filmes desse género, mas não se ficou por aí, como podemos ver com Emma, um filme de época cómico e dramático, baseado no livro de Jane Austen do mesmo nome.

Anya Taylor-Joy está encostada a um carro vermelho, de lado, enquanto olha para cima e tem a mão apoiada com a palma também para cima. Está a olhar para o céu, parece que está a chover
Fotografia: Instagram/Anya Taylor-Joy

Atualmente, Anya Taylor-Joy está a trabalhar com o realizador David O. Russel, ao lado de grandes nomes do cinema como Robert De Niro, Christian Bale, Margot Robbie e John David Washington. Sobre a presença da atriz, David O. Russel disse à Vanity Fair que ela era destemida e confiante de uma forma única e muito própria.

Entre os seus próximos projetos estão The Northman, um thriller viking realizado por Robert Eggers em que participam Nicole Kidman e Ethan Hawke e o filme FuriosaAnya é a personagem principal desta prequela de Mad Max: Estrada da Fúria (2015), no qual a atriz tem o papel da versão mais jovem da personagem Furiosa, que ficou muito conhecida pela prestação de Charlize Theron.

Taylor-Joy vai ainda trabalhar novamente com o realizador de Gambito de Dama, Scott Frank, na adaptação do livro Riso na Escuridão, de Vladimir Nabokov.

Estes projetos ainda não têm data, por isso, por agora, temos de nos contentar com o seu último filme, Noite Passada em Soho, do realizador Edgar Wright, que vai sair no final do ano.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
invicible
‘Invincible’. Série renovada para mais duas temporadas na Amazon Prime