Amour
Fotografia: Divulgação

‘Amour’. Filme de Michael Haneke com Rita Blanco é transmitido na RTP2

Amour, uma história sobre amor e velhice, volta a ser aposta da RTP2. O filme vencedor de um Óscar do aclamado cineasta austríaco Michael Haneke, que conta com a atriz portuguesa Rita Blanco no elenco, vai para o ar esta sexta-feira (16), pelas 23 horas.

Georges (Jean-Louis Trintignant) e Anne (Emmanuelle Riva), ambos com mais de 80 anos, são professores de música reformados. A viver num apartamento em Paris, mantêm uma vida cultural ativa; o mesmo faz a filha, a viver com a família no estrangeiro, que se dedica à música. Anne fica com um lado do corpo paralisado no rescaldo de uma cirurgia ao coração, ficando totalmente dependente do marido.

Sem conseguir tocar piano, os dias passam e Anne começa a manifestar sinais de demência progressiva. Com um fim inevitável e uma situação sem retorno, o casal lida com a velhice e o amor que os une é posto à prova.

O elenco principal da produção franco-alemã conta ainda com nomes como Isabelle Huppert, William Shimell ou Alexandre Tharaud, além da participação da atriz portuguesa Rita Blanco em vários segmentos .

Considerado um filme de culto do cinema europeu, foi vencedor da Palma de Ouro no Festival de Cannes em 2012, os prémios de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Ator e Melhor Atriz nos Prémios do Cinema Europeu e do Globo de Ouro e Óscar de Melhor Filme Estrangeiro na edição de 2013.

Lê também: RTP. Administração quer chegar aos jovens com conteúdos multiplataforma, mais cultura e desporto
Mais Artigos
Filomena Cautela
Novo programa de Filomena Cautela na RTP1 já tem nome e data de estreia