Conceição Lino
Fotografia: D.R.

‘Essencial’ é o novo programa de Conceição Lino na SIC

Essencial é o novo programa da SIC, que marca o regresso de Conceição Lino à antena. Esta quarta (14), a estação revelou através de uma promoção emitida em antena que o novo programa tem estreia marcada para a próxima quarta-feira, dia 21 de abril. Essencial deverá encaixar na emissão do Jornal da Noite.

O que é essencial conhecer, o que é crucial perceber, tem lugar num programa que promete tornar-se essencial“, pode ler-se na descrição promocional do canal ao programa. A SIC acrescenta ainda que este programa vai “analisar e investigar os grandes temas do momento”.

No mês passado, Conceição Lino explicou que o formato “é na linha daquilo que tenho feito, no sentido de levar questões, de explicar as coisas”. Segundo indica, será centrado às notícias falsas que circulam na internet: “às vezes nós damos muita informação. As pessoas são cada vez mais bombardeadas com informação – informação falsa também e tentativas de manipulação. E, às vezes, as pessoas não percebem aquele assunto, se calhar vamos lá olhar para ele e contá-lo de uma maneira com princípio, meio e fim”.

O regresso de Conceição Lino

A jornalista e apresentadora Conceição Lino regressa à antena do canal com este novo formato. Conhecida por apresentar formatos dentro desta linha, já tinha conduzido outros programas de jornalismo e informação, como o caso dos recentes E Se Fosse Consigo? e 15|25.

E Se Fosse Consigo? foi um programa em que atores eram contratados para retratarem situações de assédio sexual, racismo e violência contra idosos, entre outros problemas sociais, na via pública, para observar o comportamento das pessoas que assistiam. Esteve no ar nas noites de terça-feira, depois do noticiário da SIC, em 2017, e teve três temporadas.

15|25, mais recente, consistiu num conjunto de entrevistas que esteve no ar no ano passado e que juntou vários jovens, membros da Geração Z (jovens nascidos, aproximadamente, entre 1995 e 2010). Os episódios focavam-se em vários temas da atualidade, com o objetivo de ouvir os diferentes jovens e as suas perspetivas.

Conceição Lino é jornalista e apresentadora do canal de Paço de Arcos, onde fez a grande maioria do seu percurso profissional, tendo também participado em projetos na RTP e na Rádio Comercial. Dividiu-se entre a apresentação de programas de daytime e o jornalismo e tem estado ausente do pequeno ecrã desde o fim de 15|25.

com Tiago Serra Cunha
Mais Artigos
Vítor (Renato Godinho) é uma das personagens de Amor Amor
Renato Godinho alfineta ‘Festa é Festa’: “Coitadinhos, já passou…”