Histórico da SIC, Luís Costa Ribas ruma à TVI

Luís Costa Ribas, um dos fundadores da SIC e correspondente desse canal nos Estados Unidos é a mais recente contratação da TVI.

A notícia foi dada através de um comunicado que a Quatro enviou aos meios de comunicação social, onde se pode ler que “A TVI contratou o jornalista Luís Costa Ribas nas mesmas condições que o correspondente detinha noutra estação de televisão.

No entanto, e de acordo com informações apuradas pelo site A Televisão, para conseguir chegar a esta contratação, a estação de Queluz terá oferecido uma proposta melhor do que aquela que o jornalista tinha na SIC. Ainda de acordo com o mesmo site, após a oferta da TVI, o canal de Paço de Arcos terá feito uma contraproposta que continuou a não superar a oferta da estação de televisão do grupo Media Capital.

No comunicado é também possível ler que esta contratação “Trata-se de um contrato de longa duração que comporta maior estabilidade e perspetivas de um futuro para o próprio, ao mesmo tempo que possibilita à TVI reforçar a qualidade da sua equipa de profissionais da informação.

Deste modo, depois da TVI anunciar a contratação de figuras do entretenimento da SIC como Zé Lopes e Rúben Pacheco, o canal reforça agora o setor da informação.

O percurso de Luís Costa Ribas 

Luís Costa Ribas começou no jornalismo cedo, tendo a sua primeira experiência enquanto jornalista em 1980, no jornal Tempo. Posteriormente estreou-se na Rádio Renascença onde fez o noticiário internacional. Foi também correspondente em inúmeros meios de comunicação como a Lusa, a TSF, o Público, O Jornal (mais tarde revista Visão) e O Independente.

Em 1984, com o intuito de integrar a emissora Voice of America, Luís Costa Ribas parte para os Estados Unidos da América, um país que o encanta: “O meu fascínio maior é a América, onde vivo há mais tempo do que vivi em Portugal, e as histórias que nela há sempre para contar e as coisas que nela há sempre para explicar.

Mais tarde tornou-se o correspondente da SIC nesse país, tendo sido também presença habitual na SIC Notícias.