barbara tinoco
Fonte: Divulgação

À Escuta. Bárbara Tinoco ft. Bárbara Bandeira e Maria Reis nos destaques da semana

À Escuta é a rubrica semanal do Espalha-Factos que destaca os lançamentos musicais em Portugal. Esta semana, temos dose dupla de Bárbaras: Bárbara Bandeira e Bárbara Tinoco juntaram-se no primeiro single do novo EP de colaborações de Tinoco; e Maria Reis revelou, sem antecipações, o novo EP, Flor da Urtiga. Os Alcool Club, Linda Martini, Gisela João, Homem em Catarse, Rui Massena, Dispirited Spirits, Sérgio Portela, Samuel Martins Coelho, Martim Seabra e Ruca são alguns dos outros nomes em destaque nesta primeira semana de abril.

B Fachada também entra na lista das novidades: Há Festa na Moradia, disco de 2010 que até pouco estava apenas disponível no Bandcamp, foi remisturado e remasterizado por Eduardo Vinhas, estando agora disponível também no Spotify. 11 anos depois da versão original do disco que nos deu clássicos do submundo indie português como ‘Os discos de Sérgio Godinho‘ e ‘Memórias de Paco Forcado, vol. 1′, o disco mantém os seus contornos mas ganha novas camadas – “esta remistura e remasterização que fazem a justiça há muito devida ao contrabaixo do Martim e às nossas noitadas antológicas num estúdio que já não existe‘. Escuta obrigatória em 2010 e em 2021 – agora com baixos sublinhados e a memória de noitadas que vivem longe.

Dose dupla: Bárbara Tinoco e Bárbara Bandeira juntas em ‘Cidade’

Cidade‘ é o primeiro avanço do EP de colaborações de Bárbara Tinoco. Neste single, junta-se a Bárbara Bandeira, juntando o vintage ao moderno numa colisão de duas vozes, dois mundos e duas perspetivas de vida diferentes, ouvidas em uníssono. O equilíbrio rege ‘Cidade’, composto por duas estéticas e épocas “que navegam na mesma dimensão“. O videoclipe que acompanha a canção, gravado no Porto, ilustra perfeitamente essa contraposição: as cantoras estão separadas por 100 anos, mas vivem os mesmo dramas e sentam-se sob as mesmas estrelas.

single é a primeira antevisão do novo EP de colaborações de Bárbara Tinoco, que será apresentado no dia 29 de abril no Casino Estoril. Composto por seis canções, conta com participações de António Zambujo, Carolina Deslandes, Carlão, Diana Martinez e Tyoz, para além da já conhecida canção com Bárbara Bandeira. O primeiro LP de Bárbara Tinoco cehga no último trimestre de 2021. A jovem artista, cuja carreira é composta, para já, por sete singles, já tem concertos marcados nos três Coliseus.

Maria Reis surpreende com Flor da Urtiga

Flor da Urtiga é o mais recente EP de Maria Reis. Depois de Chove na Sala, Água nos Olhos, um dos melhores discos (se não o melhor) lançados em 2019, chega esta pequena relíquia composta por cinco canções “sobre a família, o amor, o abismo emocional e a integridade“. Editado pela Cafetra Records, da qual Maria Reis é co-fundadora, o disco teve intervenção de Panda Bear (Noah Lennox) na produção e nos arranjos.

Gravadas entre novembro e dezembro de 2020, as canções têm o cunho da voz característica de Maria, inconfundível desde os seus dias Pega Monstro, arranjos pop-rock com pitadas de grunge – a guitarra inicial em ‘Balúrdio‘ evoca a estética arenosa de Hole; mas as origens portugueses não são apagadas. O folquelore português espreita em ‘Pedinchar‘. Flor da Urtiga é o EP que precisávamos mas não sabíamos.

Linda Martini anuncia a chegada do ‘Horário de Verão’

Horário de Verão‘ é a nova canção do quarteto Linda Martini. A música foi revelada no preciso momento em que os relógios avançaram uma hora e “fala sobre os dias que parecem meses e um engolido em seco. Suspenso, adiado, cancelado, encerrado“. A música faria parte de um novo disco, a editar em 2020, mas que se viu adiado por causa da pandemia. Seria o primeiro álbum depois do homónimo, editado em 2018.

Composta por André Henriques, que editou o seu primeiro disco a solo, Carajana, em 2020, ‘Horário de Verão‘ vem acompanhado por um videoclipe realizado por Ana Viotti, que enfatiza o arrastar do tempo, especialmente pela estética P&B.

Canção ao Coração‘, a nova de Gisela João

Canção ao Coração‘ é o terceiro e último single de antevisão de AuRora, novo disco de Gisela João que chega ao público na próxima semana. A canção fecha o trio composto por ‘Louca‘ e ‘Já Não Choro por Ti’ – o videoclipe desta nova canção fecha também a linha narrativa dos últimos dois, formando com eles uma curta-metragem.

Produzido por Gisela João, Nic Hard e Michael League, baixista e líder do conjunto de jazz Snarky PuppyAuRora foi gravado entre Almada e Barcelona e promete “trazer consigo a auspiciosa promessa de dias mais luminosos“.

Fragments of a Dying Star é o álbum de estreia de Dispirited Spirits

Rodrigo Dias é Dispirited Spirits e, depois de dois singles de antevisão, lança o seu primeiro disco a solo, Fragments of a Dying Star. Composto por nove canções que têm como tema o sonho e o espaço sideral e que se entrelaçam com transições sem pausas, o disco  representa a “disforia existencial” e a “busca cega por uma razão superior para a minha existência”, conta Rodrigo.

Fragments of a Dying Star é um disco conceptual, feito para ser ouvido como um todo — as faixas moldam-se sem interlúdio, culminando na morte da estrela, ‘Dying Star (SN 1604)’.

‘Santa Maria das Cortiças’ é o single de avanço de Homem em Catarse

Santa Maria das Cortiças‘ é o single de avanço a Sete Fontes, novo disco de Homem em Catarse, que estará disponível para escuta, em CD e K7 no dia 30 de abril, editado pela Regulator Records. Nesta canção, Afonso Dorido, a cara por trás do projeto, sentou-se ao piano para oferecer-nos um instrumental solene e sereno, dando mote ao novo longa duração prestes a sair: “o novo trabalho oferece uma reflexão sobre o território, de forma delicada e emotiva“.

Sete Fontes foi produzido no âmbito do programa de apoio à criação artística Trabalho da Casa, promovido pelo gnration. Tendo a “reflexão” e o “olhar para dentro” como principais motes de trabalho, o disco terá uma pré-apresentação online através de uma peça vídeo, composta por Francisco Oliveira, artista multidisciplinar. Já em 2018, Afonso Dorido contava ao Espalha-Factos que era “apaixonado pelo Interior e pelas pessoas que lá viveme agora regressa nesta obra o território como fonte de inspiração, fazendo jus a seu nome a oferecer, precisamente, catarse.

Rui Massena apresenta 20PERCEPTION

20PERCEPTION é o novo EP do maestro e compositor Rui Massena. Com enfoque no Agora, o EP é integrado pelo imaginário do compositor, que se desdobra em seis canções que culminam em 20 minutos de música, para serem ouvidas como um todo. “As cordas cantam como um coro, livre das individualidades, e em movimentos coletivos. O piano explora diferentes timbres, na busca de uma intimidade e fugindo da assertividade melódica”.

As canções são acompanhadas por vídeos, filmadas pelo próprio Rui Massena, e apresentam um “espelho da sua própria perceção visual“, mas que nem por isso deixam de ser abertas à interpretação. Tranquilidade e intensidade, dois pólos do espectro, tocam-se em 20PERCEPTION.

Cura‘ é o segundo single de Samuel Martins Coelho

Cura‘ é o segundo single e tema homónimo do novo disco de Samuel Martins Coelho, que será editado a 9 de abril pela Lovers & Lollypops em formato digital e em K7. Cura articula violino e guitarra e narra o processo do músico depois de “bater de frente com uma parede criada pela mente“, e vem dar continuidade ao trabalho iniciado em 2019 com Partita para violino solo.

Caminhos luminosos e um novo tempo no seu percurso como violinista” vêm dar o mote para este novo disco, cujo segundo single vem acompanhado por um vídeo gravado ao vivo.

Alcool Club revelam Último a Sair

Último a Sair é o mais recente disco do coletivo Alcool Club. O terceiro disco de originais do coletivo da santíssima trindade, jazz, hip-hop e rapp está recheado de participações especiais, como N.O.B., Sara D’Francisco, Beware Jack, Tilt, $tag One, Tom, Domi, Lucy e Uno, que se juntam ao quarteto formado por Montana, Hartre, Praso e Sanguibom.

O disco, composto por 10 faixas está disponível nas plataformas de streaming e tem selo da Artesanacto.

Sérgio Portela apresenta novo single, ‘Flower

Flower‘ é o novo single de Sérgio Portela, novo nome indie que está a crescer no panorama da música independente português.  A canção pop tem pitadas de eletrónica e dream pop, com a aura primaveril que acompanha a estação. Sérgio teve o seu primeiro single, ‘Get Out‘, editado no ano passado, e desde então, somam-se mais 5 lançamentos. Podemos, ainda, encontrar as suas composições em playlists como ‘Indie Lusitano‘ e ‘Chill Total‘, no Spotify.

 

 

Martim Seabra revela segundo single, ‘I’ll Follow the Sun

Título emprestado de um clássico dos Beatles, ‘I’ll Follow the Sun‘ é o segundo single de Martim Seabra, artista cujo disco de estreia a solo tem data de edição marcada para este mês. Ex-Fisherman, Martim Seabra adota agora o seu nome, dando um cunho mais honesto e íntimo as novas canções. Canção de cunho primaveril, ‘I’ll Follow the Sun‘ sucede ‘Rosalie‘, o single de estreia a solo do cantor que se aproxima da nova leva de cantautores portugueses como Filipe Karlsson ou Rapaz Ego, partilhando com eles a suavidade e leveza das suas composições.

‘Barba’ é o single de estreia de Ruca

Barba‘ é o novo single de Ruca, artista representado pela mais recente editora discográfica portuguesa, Pé em Riste. Natural de Vila Nova de Foz Côa, Ruca fez a sua estreia rock’n’roll em abril do ano passado com Por Tudo o Que Caiu do Céu, gravado em Muxagata ao longo dos últimos meses de 2019. ‘Barba‘ faz parte deste EP e ganha agora um novo videoclipe polulado por efeitos psicadélicos, que lançam a estética da canção.

 

 

Mais Artigos
Jornal da Uma
Reportagem: Quando Braga se transformou no cenário do ‘Jornal da Uma’ da TVI