O fim de semana de Páscoa vai ser marcado pela transmissão de vários filmes portugueses e para toda a família, tanto nos canais generalistas como nos cabo. Neste Guia TV, o Espalha-Factos reúne as melhores sugestões televisivas entre os dias 2 e 4 de abril.
Sexta-feira, 2 de abril
Tradições da Páscoa, RTP1 (10h00)
Em Sexta-feira Santa, a RTP preparou uma emissão especial que vai durar todo o dia. O canal, em direto a partir de Braga, vai dar a conhecer algumas das tradições da Páscoa e de que forma é que as várias regiões de Portugal vivem esta época.
A Bíblia, SIC (16h00)

Como dita a regra, a SIC vai transmitir, a começar na sexta, a versão em série do trabalho encabeçado por Diogo Morgado. A produção de Roma Downey e Mark Burnett conta-te os episódios mais importantes do texto sagrado do Antigo e Novo Testamento, entre os quais se destacam a jornada de Noé na arca, o Êxodo e a vida de Jesus. A série continua no sábado, a partir das 15h00.
Maratona de Anatomia de Grey, FOX Life (16h00)
Para quem preferir uma série, na FOX Life, o dia 2 de abril fica marcado pela maratona dos primeiros oito episódios da 17.ª temporada de Anatomia de Grey, para acompanhar a partir das 16h. Estes episódios da história de Meredith Grey não fecham os olhos à pandemia de Covid-19: o hospital mergulha no caos da infeção e ninguém está a salvo, mas no meio da desgraça existe um retorno há muito aguardado.
Scooby!, TVCine Top (21h30)

Neste Guia TV de Páscoa, chega uma estreia absoluta para toda a família em Portugal. Com o TVCine Top vais poder descobrir como Scooby e Shaggy se conheceram e como se juntaram aos jovens detetives Fred, Velma e Daphne até formarem a famosa Mistério Companhia. Uma aventura para miúdos e graúdos, em versão original, na sexta-feira, e em português, no sábado, pelas 10h10.
All Together Now Kids, TVI (21h45)
Ainda na Sexta-feira Santa, a TVI aposta em All Together Now Kids. O formato apresentado por Cristina Ferreira vai alargar-se para te presentear com os pequenos grandes talentos de Portugal.
Sábado, 3 de abril
Cristina ComVida – Especial, TVI (15h)

A um dia da Páscoa, Cristina Ferreira prepara-te um Cristina ComVida muito especial. Ainda não são conhecidos muitos detalhes sobre a emissão, mas a TVI avança que “a anfitriã da casa mais movimentada do país vai abrir as portas para um programa muito especial, com convidados inspiradores, histórias emocionantes e os melhores momentos de humor”.
Ordem Moral, RTP1 (22h30)
A RTP1 recebe a estreia da adaptação do filme de Mário Barroso em minissérie. Em três episódios, derivados da longa-metragem, a história de Maria Adelaide (Maria de Medeiros), proprietária e diretora do jornal Diário de Notícias em 1918, que, apaixonada pelo motorista 26 anos mais novo, decide deixar para trás uma vida de luxo e privilegiada.
Domingo, 4 de abril
Somos Família, TVI (14h)
A abrir o domingo de Páscoa, a TVI prepara uma emissão única e especial, “uma operação inovadora em televisão”, com a junção, em dois estúdios diferentes, dos formatos Somos Portugal e Em Família. Maria Cerqueira Gomes e Ruben Rua juntam-se então a Mónica Jardim, Santiago Lagoá, Ben, Zé Lopes, Fanny e Ana Arrebentinha, para uma Páscoa muito animada. A eles junta-se Manuel Luís Goucha, como “mestre de cerimónias”, que vai saltitar por entre os dois cenários.
Peter Rabbit, SIC (14h)

Ainda este domingo, vais poder contar com uma aventura para toda a família, a SIC apresenta-te a história de Peter Rabbit. O protagonista é um coelho muito rebelde, que está sempre pronto a aprontal alguma no quintal e até dentro da casa do Mr. McGregor, personagem com quem batalha pela atenção de Bea, uma apaixonada por animais.
A Canção de Lisboa, RTP1 (16h)
E porque não pode faltar cinema português neste Guia TV, e no fim de semana de celebração, a RTP1 apresenta os clássicos do cinema português na sua reinvenção. Depois de O Leão da Estrela (2015), pelas 14 horas, chega ao teu ecrã o remake de A Canção de Lisboa, que apresenta a história do não tão exemplar aluno de medicina Vasco Leitão, que sobrevive na capital à custa da mesada das tias de Trás-os-Montes.
Aquaman, SIC (17h45)

Aquaman mostra a história de origem do super-herói da DC Comics, interpretado por Jason Momoa. O filme segue Aquaman quando ainda era apenas Arthur Curry, e os desafios que enfrenta enquanto descobre se merece ou não o título de Rei da Atlântida, desde o encontro dos seus pais (Nicole Kidman e Temuera Morrison) até conhecer Mera (Amber Heard). O filme apresenta um novo mundo subaquático, lutas internas de alguns personagens e ainda uma mensagem ambientalista.
O Pátio das Cantigas, RTP1 (18h)
A fechar este Guia TV e a maratona de novos clássicos do cinema português, a RTP1 transmite o remake de O Pátio das Cantigas, trabalhado em 2015 por Leonel Vieira. A longa-metragem vai fazer-te mergulhar na vida de um bairro da Lisboa Velha, onde vais conhecer várias personagensm bem com0 os seus desejos, alegrias e tristezas, tudo sempre com muito humor à mistura.
Outros destaques:
- A RTP2 transmite ainda a Via Sacra, diretamente de Roma, e o filme Uma Separação, esta sexta-feira, pelas 19h58 e as 23h53, respetivamente. No sábado, apresenta o bailado Betroffenheit, da coreógrafa Crystal Pite e do dramaturgo Jonathon Young, pelas 22h10, e o drama O Primeiro Verão, às 23h55. No domingo, o canal exibe os documentários Aznavour Por Charles (15h30) e A Ponte de Bambu (18h30), bem como o concerto Aida Garifullina no Teatro Colon: O Meu Sonho Argentino, pelas 23h10.
- A RTP1 conta também, na sexta-feira, com o filme Silêncio, pela meia-noite. No sábado, apresenta o filme The Homesman – Uma Dívida de Honra, às 24h45 e, no domingo, O Leão da Estrela (2015) e Wonder – Encantador, pelas 14 horas e as 00h30, respetivamente.
- Já a RTP Memória conta com o documentário Manoel de Oliveira, o Arquitecto, na sexta-feira, pelas 14 horas, e o filme O Dueto da Corda, no sábado, às 15 horas. No domingo, o canal apresenta Revolução e A Última Tentação de Cristo, pelas 15 horas e a meia-noite, respetivamente.
- A TVI traz também a este Guia TV a entrevista de Manuel Luís Goucha a Sónia Araújo, no sábado, pelas 14 horas. Durante o fim-de-semana, o Jornal da Uma também vai ser especial, transmitido a partir de Braga.
- Para acrescentar à lista de filmes, a SIC apresenta também Ozzy: Rápido e Peludo (8h30) e Upsss! Lá se foi a Arca (14h35), na sexta-feira. No domingo, há episódios da série Jesus: His Life, a partir das 8h da manhã e o filme A Dog’s Journey, pelas 16h.