Ana Guedes Rodrigues
Fotografia: Hugo Peixoto/RTP

Ana Guedes Rodrigues na RTP3: “é um grande desafio” mas “não podia estar a correr melhor”

Ana Guedes Rodrigues estreou-se na RTP3 durante o mês de março. O Fita Isoladora, podcast do Espalha-Factos, recebeu a pivô para uma conversa sobre o início do novo desafio, a responsabilidade cívica no jornalismo e a Mulher na profissão.

Ouve aqui o episódio:

A jornalista, que esteve ao final de janeiro no Porto Canal, onde esteve sete anos depois de uma passagem pela TVI, é a nova cara do 18/20, noticiário de fim de tarde do canal informativo da estação pública.

Neste episódio, Inês Cardoso, novo membro da equipa de podcasters do EF, junta-se a Pedro Miguel Coelho e Tiago Serra Cunha para receber Ana Guedes Rodrigues. Foram vários os temas abordados ao longo da entrevista, que ficou marcada pela conversa acerca do percurso da pivô e reflexões sobre campo do jornalismo.

Quanto ao novo desafio, diz que “não podia estar a ser melhor recebida” no Centro de Produção Norte da RTP“Tenho tido a sorte de encontrar colegas muito simpáticos, extremamente prestáveis, que me têm ajudado com este processo de adaptação, que não é fácil”, conta.

Além de refletir sobre a Mulher no jornalismo e as oportunidades de construção de carreiras sólidas neste meio, comenta também o papel dos media em Portugal na luta contra o preconceito, tema que é próximo de Ana Guedes Rodrigues. A jornalista considera que “estamos a fazer o caminho, se bem que de uma forma lenta. Os media em Portugal ainda não estão a fazer tudo por esta luta pela igualdade e contra a discriminação. Há muito espaço para trabalharmos”.

É certo que se conseguiu conquistar muito nos últimos 50 anos, e muito com a ajuda da comunicação social. Mas há um longo, longo caminho a percorrer. E nós enquanto jornalistas não podemos demitir-nos do nosso papel porque nós temos armas, a informação é uma arma poderosíssima que consegue desconstruir preconceitos e, por isso, eu acho que ainda se pode fazer muito…”.

No seguimento da conversa, Ana Guedes Rodrigues é abordada sobre o possível preconceito que ainda existe em torno dos formatos de entretenimento, e da transição dos jornalistas para os mesmos. Segundo a pivô, este preconceito é real, embora acredite que essa ideia tenha “vindo a mudar”. Refere que entreter as pessoas implica cultura geral, muita preparação e uma grande capacidade de preparação, caraterísticas igualmente exigidas no jornalismo de atualidade. “Eu nunca tive esse preconceito e sempre tive curiosidade em dar um saltinho ao entretenimento“, afirma, em previsão de projetos futuros.

A entrevista da jornalista da RTP3 ao Fita Isoladora está disponível no episódio desta quarta-feira. O podcast pode ser ouvido nas plataformas SpotifyApple PodcastsGoogle PodcastsAnchorBreaker e RadioPublic.

Semana especial de aniversário continua

Esta semana o Fita Isoladora completa um ano no ar e, por isso, o Espalha-Factos preparou vários episódios especiais onde serão apresentadas as novas vozes da equipa de podcasters.

Este foi o terceiro episódio desta semana comemorativa, estando já disponíveis o episódio de segunda-feira, Nostalgia televisiva: 20 anos de Neco e 15 anos de Floribella, e o episódio de terça-feira, Cristina Comvida. É este o verdadeiro regresso a casa?.

podcast, habitualmente semanal, vai estar no ar de segunda a sexta-feira. Conhece a programação dos próximos dias:

  • Quinta-feira (1) – Tiago Serra Cunha, João Malheiro e José Duarte – A internacionalização da ficção portuguesa: 3 Caminos, a nova série da RTPcom a Amazon Prime
  • Sexta-feira (2) – Tiago Serra Cunha, Andreia Santos e Joana Balsa – O futuro dos reality-shows em Portugal

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Gisela João
À Escuta. Gisela João, Xinobi e SAL são os destaques da semana