’Invincible’ da Amazon tem tudo para ser o teu novo super-herói favorito

Uma série de animação que combina combates epicamente violentos e drama de adolescentes

O que acontece quando se junta o melhor do Super-homem e o Homem-Aranha? Não, não é uma Super-Aranha, mas sim Invincible, a nova série de Robert Kirkman (criador de The Walking Dead) sobre super-heróis, aliens invasores e primeiros amores. Os primeiros três episódios já estão disponíveis na Amazon Prime Video, saindo um novo todas as semanas. 

Baseada na banda desenhada do mesmo nome criada por Kirkman e o artista Cory Walker em 2003, Invincible segue Mark Grayson (Steven Yeun), um adolescente aparentemente normal… não fosse ele filho de Omni-Man (J.K. Simmons, um de vários tiros em cheio no elenco), um alien poderoso do planeta Viltrum tornado celebrado protetor da Terra.

Meio viltrumite e meio humano, Mark recebe os seus poderes e rapidamente se dedica a construir a sua própria identidade num mundo saturado de super-heróis e vilões. Tudo isto enquanto faz amizades, enfrenta novas ameaças, nos corredores da escola e no espaço, e tenta não chumbar nos exames. No entanto, rapidamente descobrimos que algo ainda maior está prestes a atormentar a Terra.

Tal como a BD, a série é uma destilação perfeita das melhores partes do género de super-heróis. Invincible combina todas as tropes e clichés da Marvel e DC para criar um novo mundo autêntico, cheio de personagens familiares mas diferentes e memoráveis, tal como Kirkman fez para as histórias de Zombies com The Walking Dead.

É Os Incríveis ao estilo violento e adulto de The Boys, mas sem perder o otimismo inerente aos já referidos Super-homem e Homem-Aranha. Aqui sentimos as consequências do poder que estes heróis e vilões têm em relação aos meros mortais, mas vemos também uma nova geração de heróis capaz de tomar conta do recado.

Sendo uma adaptação de uma BD lançada ao longo de 15 anos, a série altera e atualiza alguns elementos, quer por uma questão de condensar e simplificar a narrativa, quer para tornar a história e o universo de Invincible contemporâneos agora em 2021. Aqui, nota-se que a série tem a vantagem de estar a adaptar uma história já terminada, podendo já começar a plantar as sementes do que aí vem.

Uma das personagens que até agora mais beneficia da atualização é Amber Bennett (Zazie Beetz), um dos interesses românticos de Mark. Amber foi alterada de modo a dar alguma diversidade racial e cultural ao elenco da série, para além de ser tornada mais relevante desde o início. É uma alteração bem-vinda que torna a personagem mais interessante face à Amber dos livros.

Amber Bennett (Zazie Beets) em Invincible
Imagem: Amazon Studios

Animada, mas não ‘cartoon’

Não deixem que o facto de ser uma série animada vos engane, Invincible é decididamente para adultos. Até a nível estrutural, tem mais em comum com uma série primetime. Os episódios são de uma hora e a história decorre de forma serializada, sendo cada episódio uma parte de um todo mais do que uma aventura isolada.

Se são céticos em relação a filmes ou séries animadas, não deixem que isso vos impeça de ver esta série. Aqui, a animação acaba por ser o meio necessário para contar a história por uma questão prática: Invincible conta com voos ao estilo Man of Steel e batalhas à escala de Avengers tão frequentemente que seria um projeto demasiado caro para fazer em live-action.

Dito isto, fãs de animação têm aqui um mimo: a qualidade da animação é ao nível do melhor que se faz atualmente. Tem uma consistência visual ao nível do detalhe e fluidez dos movimentos que é raramente vista em televisão, algo que torna a duração de cada episódio ainda mais impressionante.

Invincible
Imagem: Amazon Studios

Se tudo correr bem, Invincible parece ser uma lição em como adaptar banda desenhada para o pequeno ecrã da forma mais fiel possível. Para além de ser baseada numa das sagas de BD mais celebrada entre fãs do género, conta com uma produção ao nível e um elenco de luxo. Quer sejam fãs do género ou achem que já viram tudo o que super-heróis tinham para dar, esta série tem o potencial para vos surpreender.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Elite S3
‘Elite’. Já temos a data de estreia da 4.ª temporada