O criador do universo de Game of Thrones, George R. R. Martin, assinou um contrato de exclusividade, com uma duração de cinco anos, com a HBO e o respetivo canal de streaming HBO Max. Depois de já estarem acordados com o canal vários spin-offs de Game of Thrones.
O escritor tinha um acordo com a HBO desde 2013, que agora foi renovado por mais cinco anos em que irá desenvolver vários projetos inéditos tanto para o canal como para o streaming. De acordo com o The Hollywood Reporter, o negócio terá estado na ordem dos milhões.
A notícia vem no seguimento do anúncio do desenvolvimento de várias prequelas de Game of Thrones. Ao todo o canal tem cinco projetos baseados no mundo de As crónicas de Gelo e Fogo de Martin a serem desenvolvidos: Nymeria project, The Sea Snake, Flea Bottom, Dunk and Egg project, bem como uma série de animação de Game of Thrones para a HBO Max; o escritor está a trabalhar de perto com os escritores e será produtor executivo de cada uma.
A prequela House of the Dragon, que se passa cerca de 300 anos antes da série original, já foi aprovada como série, da qual Martin é co-criador e produtor executivo. Esta é a série sobre a qual se sabem mais detalhes. Vai focar-se na história da Casa Targaryen, e baseia-se no romance Fire and Blood. O elenco conta com Paddy Considine, Olivia Cooke, Matt Smith e Emma D’Ary.
Fora do universo de GOT, George R. R. Martin está a desenvolver, também para a HBO, as séries Who Fears Death, uma adaptação do romance pós-apocalíptico, de 2011, de Nnedi Okorafor, e Roadmarks, baseado no romance de fantasia de 1979, de Roger Zelazny.
A série e fenómeno internacional Game of Thrones chegou ao fim em 2019, acumulando 59 Emmys em 160 nomeações. A próxima data apontada para os fãs se voltarem a cruzar com o universo de GOT é 2022, com House of the Dragon.
Com Carolina Correia