ENTR
Fotografia: Brooke Cagle/Unsplash

‘ENTR’: RTP apresenta plataforma digital de debate entre jovens europeus

O projeto junta vários países na criação de um espaço digital, desenhado para pensar "o presente e o futuro dos jovens".

A RTP prepara-se para auxiliar a discussão sobre o “presente e futuro dos jovens”, juntando-se ao projeto europeu ENTR, um espaço multilingue criado em parceria com empresas de media de cinco países europeus.

A plataforma mediática pretende fomentar o diálogo entre cidadãos europeus dos 18 aos 34 anos, ligados ao mundo das redes sociais. “O clima, o emprego, a solidariedade, a cultura ou as tecnologias emergentes” são apenas alguns dos temas que irão encabeçar a troca de ideias, em moldes adaptáveis às novas gerações, segundo anuncia em comunicado.

De acordo com a estação televisiva, o interesse dos jovens pelo clima político e social da Europa tem vindo aumentar. Como tal, torna-se necessário garantir um meio de comunicação com informação segura e de confiança sobre tópicos na ordem do dia. Pretende-se, assim, convidar à adesão ao mundo digital, capaz de viabilizar o contacto da juventude a nível internacional.

Fotografia: RTP / Divulgação

A RTP será responsável por garantir a versão portuguesa dos conteúdos apresentados, também disponíveis em inglês, francês, alemão, romeno e polaco. Numa fase posterior, pretende-se expandir o alcance de idiomas, recolhendo para o efeito um maior número de parcerias. À distância de um click, pode-se agora aceder a “formatos digitais e narrativas sobre diferentes experiências e visões por toda a Europa” que não olham a barreiras linguísticas.

Um investimento inicial de 3,2 milhões de euros, cofinanciado pela União Europeia, foi suficiente para dar início à criação da plataforma. O nome ENTR foi selecionado entre 1.500 propostas de jovens pertencentes aos países envolvidos, número que espelha a vontade, manifestada pelos mais novos, de “ajudar esta geração a ver o futuro com mais clareza”.

Além da RTP, a ENTR junta empresas de media de pontos distintos do continente, incluindo a Deutsche Welle, Zeit Online e Genshargen Foundation (Alemanha), a France Médias Monde (França), a RASP – Ringier Axel Springer Polska (Polónia), a RFI România e G4 Media (Roménia) e a Tailored Films (Irlanda).

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Why are you like this?
‘Why Are You Like This?’. Vem aí uma comédia sobre a Geração Z