ristina Comvida é o novo programa de Cristina Ferreira às 19h.
TVI / Divulgação

‘Cristina ComVida’ estreia atrás da SIC nas audiências

Cristina Ferreira abriu as portas da sua nova casa com Cristina ComVida. O programa que marca o regresso de apresentadora aos formatos diários estreou no segundo lugar das audiências nesta segunda-feira (29), conseguindo ficar à frente de O Preço Certo.

De regresso ao horário das 19h com o formato que construiu há sete anos, Cristina Ferreira estreou-se com o seu novo programa diário na TVI, após um primeiro regresso ao daytime com Dia de Cristina. O programa, que serviu de origem para a construção do extinto O Programa da Cristina, na SIC, garantiu a preferência de 800 mil telespectadores, o correspondente a 8,4% de rating e 18,4% de share.

A estreia de Cristina Ferreira no acesso ao horário nobre não conseguiu ser vitoriosa, não conseguindo ultrapassar a SIC – que contava com a exibição de um episódio especial de Êta Mundo Bom! (10,7% / 22,1%), líder no horário. Porém, o regresso de Cristina conseguiu vencer Fernando Mendes, o habitual líder das 19h, que caiu para o terceiro lugar com apenas 7,8% de audiência média e 17,3% de quota de mercado, o pior resultado do ano.

No melhor momento, o programa de Cristina Ferreira conseguiu chegar aos 9,2% de rating e 19,2% de quota de mercado, mesmo assim longe da liderança. O horário foi dominado confortavelmente pela SIC, que liderou primeiro com Viver a Vida (7,9% / 20,4%) e depois com Êta Mundo Bom!. O programa da TVI, que contou com a presença de Eduardo Madeira como o novo vizinho da apresentadora, contactou, no total, com um milhão e 300 mil telespectadores que viram pelo menos um minuto do programa, o que representa um reach de 14,1%.

Analisando por targets, Cristina ComVida não conseguiu destacar-se propriamente em nenhum dos principais para o mercado publicitário. O programa da TVI ficou atrás da SIC no Norte, no Centro, em Lisboa, no Alentejo e no Algarve. Foi no Norte do país que Cristina Ferreira conseguiu os melhores resultados, com 9,0% de rating e 20,2% de share, apesar de também ter sido ultrapassada por Êta Mundo Bom! nas contas finais, com 11,8% / 24,5%. Porém, foi no Alentejo que Cristina ComVida não conseguiu realmente convencer. O programa dos finais de tarde da TVI não foi além de 6,1% / 14,6%, caíndo para o terceiro lugar, numa zona em que O Preço Certo foi líder absoluto com 13,9% / 34,6%.

Cristina Comvida é o novo programa de Cristina Ferreira às 19h.
TVI / Divulgação

Nos géneros, Cristina ComVida conseguiu a preferência de mais mulheres do que homens, mas nem por isso conquistou a liderança em nenhum desses targets, ambos liderados por Êta Mundo Bom!. Já nos status sociais, Cristina Ferreira viu alguns sinais de melhoria ao destacar-se unicamente na classe C, enquanto a novela da SIC conseguiu levar a melhor nos status A, B, D e E, onde o novo programa de Cristina Ferreira registou os seus piores valores.

Nas idades, Cristina ComVida foi o favorito dos mais jovens, conquistando a liderança dos jovens entre os 15 e os 24 anos, mas também entre os 25 e os 34. No entanto, o programa teve a vida dificultada nas gerações mais velhas, onde Fernando Mendes e Êta Mundo Bom! se destacaram confortavelmente. Entre a população com mais de 75 anos, a diferença entre Cristina Ferreira e O Preço Certo foi quase de 30 pontos percentuais na quota de mercado, com a RTP1 a arrecadar uns poderosos 47,2% de share, contra 18,5% de Cristina ComVida.

Em comparação com a estreia do último formato de Cristina Ferreira às 19h na TVI, Apanha se Puderes, Cristina ComVida não conseguiu superar a estreia do game-show, que se revelou uma sucesso para a estação de Queluz. O programa estreou a 13 de março de 2017 com uma audiência média de 10,6% e um share de 25,9%. No entanto, conseguiu ficar à frente, em número de espectadores, da estreia de Prémio de Sonho a 5 de agosto de 2019, na SIC, que registou apenas 7,7% de rating. Na altura, contudo, chegou a 22,4% de share, o que chegou para a liderança no horário.

Atualizado às 12h30 com resultados dos targets comerciais.
Mais Artigos
Shameless Temporada 11
Elenco de ‘Shameless’ vai reunir virtualmente após final da série