O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Cliveon concerto
Fotografia: Deco Proteste / Divulgação

Covid-19. Concerto teste com cinco mil pessoas realizado em Barcelona

A banda espanhola Love of Lesbian foi a protagonista de um concerto teste sem distanciamento social, mas com máscara e testagem, em Barcelona, no qual participaram cinco mil pessoas.

Parece mentira, mas não é. Segundo a agência EFE, foi sobre a premissa de que “o mundo está a ver-nos” que Santi Balmes, vocalista da banda de rock Love of Lesbian, deu início ao momento histórico. O concerto teste foi uma iniciativa da plataforma Festivales por la Cultura Segura, que pretendeu testar a possibilidade da realização de concertos e estudar o possível contágio de Covid-19 nestes eventos.

Por isso, o protocolo era rígido e tinha de ser seguido à risca. Os fãs inscreviam-se numa plataforma e compravam o bilhete, tendo de escolher uma localização em Barcelona para serem testados na manhã do concerto. Foi também deixado o apelo para que vítimas de certas patologias ou contactos de alguém com Covid-19 não participassem na experiência. Caso o resultado do teste fosse negativo, recebiam um código na aplicação móvel que comprovava os bilhetes, e só assim se podia entrar no Palau Sant Jordi, o recinto escolhido.

Fotografia: Álex Garcia

Em adição à testagem, foram oferecidas máscaras FFP2 à entrada (cujo uso era obrigatório), assim como álcool gel, e foram realizadas medições de temperatura aos participantes. Segundo a organização, este foi o evento que juntou mais gente desde o início da pandemia e, de todos os testados, apenas seis se revelaram positivos para a Covid-19.

A possibilidade da realização de concertos durante a pandemia tem vindo a ser testada um pouco por todo o mundo. Desde o isolamento dos participantes em bolhas de plástico ao estudo da propagação do vírus nestes eventos, o setor da cultura e o público em geral espera ansiosamente pelo dia em que nos possamos voltar a reunir numa sala de espetáculos ou num festival de verão.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.