Cliveon concerto
Fotografia: Deco Proteste / Divulgação

Covid-19. Concerto teste com cinco mil pessoas realizado em Barcelona

A banda espanhola Love of Lesbian foi a protagonista de um concerto teste sem distanciamento social, mas com máscara e testagem, em Barcelona, no qual participaram cinco mil pessoas.

Parece mentira, mas não é. Segundo a agência EFE, foi sobre a premissa de que “o mundo está a ver-nos” que Santi Balmes, vocalista da banda de rock Love of Lesbian, deu início ao momento histórico. O concerto teste foi uma iniciativa da plataforma Festivales por la Cultura Segura, que pretendeu testar a possibilidade da realização de concertos e estudar o possível contágio de Covid-19 nestes eventos.

Por isso, o protocolo era rígido e tinha de ser seguido à risca. Os fãs inscreviam-se numa plataforma e compravam o bilhete, tendo de escolher uma localização em Barcelona para serem testados na manhã do concerto. Foi também deixado o apelo para que vítimas de certas patologias ou contactos de alguém com Covid-19 não participassem na experiência. Caso o resultado do teste fosse negativo, recebiam um código na aplicação móvel que comprovava os bilhetes, e só assim se podia entrar no Palau Sant Jordi, o recinto escolhido.

Fotografia: Álex Garcia

Em adição à testagem, foram oferecidas máscaras FFP2 à entrada (cujo uso era obrigatório), assim como álcool gel, e foram realizadas medições de temperatura aos participantes. Segundo a organização, este foi o evento que juntou mais gente desde o início da pandemia e, de todos os testados, apenas seis se revelaram positivos para a Covid-19.

A possibilidade da realização de concertos durante a pandemia tem vindo a ser testada um pouco por todo o mundo. Desde o isolamento dos participantes em bolhas de plástico ao estudo da propagação do vírus nestes eventos, o setor da cultura e o público em geral espera ansiosamente pelo dia em que nos possamos voltar a reunir numa sala de espetáculos ou num festival de verão.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Festa do Avante
Festa do Avante volta em setembro. E os festivais de verão?