Óscares
Fotografia: Toby Canham/D.R.

RTP1 transmite cerimónia dos Óscares 2021 em sinal aberto

Depois de dois anos apenas no cabo, os Óscares voltam a ser transmitidos em sinal aberto. A RTP1 assegurou a 93.ª edição da cerimónia, que em Portugal vão para o ar na madrugada de 25 para 26 de abril (domingo para segunda).

O anúncio foi realizado por Mário Augusto na emissão deste domingo (28) do Janela Indiscreta, programa de cinema do jornalista na RTP3.

Esta é a primeira vez que o canal público transmite a cerimónia em mais de 23 anos. Em 1998, a TVI passou a ter os direitos, emitindo os Óscares durante 17 anos consecutivos. Seguiu-se a SIC, a partir de 2015 e, em 2019 e 2020, a FOX foi responsável pela transmissão em exclusivo. A cerimónia volta, assim, a ser transmitida por uma generalista.

A edição do ano passado, exclusivamente no cabo, reuniu 50 mil espectadores em média na FOX para a emissão com comentários em português; 27 mil espectadores em média estiveram ligados no FOX Movies, que transmitiu a versão original. Em termos comparativos, em 2018, na SIC, a audiência média foi de 154 mil espectadores (a total de 428 mil), segundo dados da CAEM/GfK.

Óscares com maior número de candidaturas desde 1970.
Fotografia: D.R. 

Entre as nomeações para os Óscares 2021 estão os candidatos a Melhor FilmeMankOs 7 de ChicagoMinari, NomadlandThe FatherPromising Young Woman Sound of Metal. One Night in MiamiJudas and the Black Messiah Ma Rainey’s Black Bottom foram os outros filmes que mais nomeações receberam, num ano marcado pela luta contra a desigualdade racial.

Este ano, a cerimónia dos Óscares foi adiada para muito mais tarde que o habitual, devido à pandemia de Covid-19. Juntamente com a data, também o prazo de elegibilidade dos filmes, relacionado com a data de estreia nas salas de cinema norte-americanas, foi alterado: estendeu-se até ao dia 28 de fevereiro, mais dois meses do que a habitual data de 31 de dezembro.

Lê também: Óscares 2021. Surpresas e ausências na lista de nomeados

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Raya e O Último Dragão é um dos filmes que estreia na reabertura dos cinemas
Cinemas triplicam espectadores no regresso às salas