Os Filhos da Madrugada
Fotografia: D.R. via Facebook

‘Os Filhos da Madrugada’. Série de entrevistas sobre o Portugal da Liberdade estreia na RTP3

O projeto, assinado por Anabela Mota Ribeiro, recolhe 25 entrevistas sobre o período pós-revolucionário.

Os 47 anos da Revolução dos Cravos celebram-se na RTP3 com uma nova série de entrevistas. Os Filhos da Madrugada é o nome do projeto conduzido por Anabela Mota Ribeiro a estrear no canal dia 1 de abril, pelas 22h30.

25 homens e mulheres, nascidos no período pós-revolucionário, dão o seu testemunho num conjunto de entrevistas, exibidas diariamente entre 1 e 25 de abril. Conhecem-se, assim, os filhos de uma nova era e as suas impressões da realidade política e social do país.

Em comunicado, a estação televisiva descreve a amostra utilizada para auscultar a mudança. “Homens e mulheres, as mulheres que, diferença flagrante no país do século XXI, surgiram no espaço público, deixaram a esfera estrita da domesticidade e do trabalho não remunerado. Uns mais conhecidos do que outros. Diferentes sensibilidades políticas. De diferentes áreas de trabalho e geografias”, afirma.

Os frutos do 25 de abril saltam à vista numa pluralidade de vozes, facto que se converte na premissa essencial da série. Da política à ciência, de caras anónimas às mais conhecidas, o megafone está nas mãos de várias experiências, muitas vezes impensáveis aos olhos das gerações anteriores.

Lembrar o passado, pensar o futuro

Anabela Mota Ribeiro conta em nota oficial como Os Filhos da Madrugada acaba por espelhar a sua própria experiência pessoal. “A geração a que pertenço é a destas pessoas que nasceram num país em efervescência, em recomposição, que parte de uma folha em branco que nunca está inteiramente em branco”, explica.

“A elaboração da Constituição, as primeiras eleições livres, a separação da Igreja e do Estado, o militar e o civil ou a abertura à Europa, já nos anos 80” foram acontecimentos que não ocorreram sem os seus percalços, marcando a formação da democracia como a conhecemos.

Porque não conhecer a história do país em diálogo com aqueles que cresceram ao lado da mudança? No mês de abril, lembra-se o passado e pensa-se no futuro “a partir destes 25 Portugais”, conclui Anabela.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Nomadland
Prémios BAFTA 2021. ‘Nomadland’ dominou com várias surpresas