RTP
Nicolau Santos | Fotografia: D.R.

Nicolau Santos e Hugo Figueiredo escolhidos para a administração da RTP

Nicolau Santos, atual presidente da Lusa, será o novo presidente do Conselho de Administração da RTP. O Conselho Geral Independente (CGI) escolheu o jornalista e Hugo Figueiredo, que vai manter-se como vogal da administração responsável pela área de conteúdos, para integrar o novo conselho. 

A escolha do CGI foi realizada por unanimidade, entre uma lista de 12 duplas de candidatos à administração, explicou a estação em comunicado enviado às redações. Nicolau Santos – que substitui Gonçalo Reis – e Hugo Figueiredo foram convidados a apresentar o projeto estratégico para o triénio 2021-2023, com o objetivo de serem indigitados como membros do conselho.

A escolha da dupla teve como critérios, segundo a RTP, a “considerável experiência de ambos os membros em áreas da comunicação social” e “a relevância da sua capacidade de gestão e de liderança, aliada a uma sólida cultura de serviço público”. Segundo o comunicado, foi também tido em conta “o interesse das propostas apresentadas pela equipa em matéria de valorização, capacitação e rejuvenescimento dos recursos humanos da empresa”, bem como a perspetiva de uma “gestão rigorosa da empresa, assente na sua sustentabilidade financeira”.

Este processo de nomeação foi o primeiro na estação pública a recorrer a uma empresa de head hunting. A consultora Boyden foi contratada para auxiliar o CGI no processo, com um custo de 70 mil euros (+ IVA).

Em atualização
Mais Artigos
Princípio, Meio e Fim
‘Princípio, Meio e Fim’. Estamos todos preparados para compreender Bruno Nogueira?