Eurovisão
Arena Ahoy, em Roterdão | Fotografia: Eurovision.tv

Eurovisão 2021. Bielorrússia é oficialmente desclassificada da edição deste ano

A União Europeia de Radiodifusão (UER/EBU) anunciou hoje (26), em comunicado, que a Bielorrússia não irá participar na edição deste ano da Eurovisão. A decisão surge como consequência de o país não ter conseguido apresentar uma música que se enquadre nas regras do concurso.

No comunicado disponibilizado, a União Europeia de Radiodifusão explica como chegou a esta decisão. “A 10 de março, enviamos um pedido à BTRC, responsável pela inscrição da Bielorrússia a concurso, a solicitar que tomassem todas as medidas necessárias para alterar a sua música inscrita no evento deste ano para garantir que estava em conformidade com as regras do concurso“, pode-se ler no comunicado.

A soliticação enviada pela EBU à emissora BTRC surgiu em consequência de críticas recebidas pelo tema apresentado, numa primeira instância, pelo país à edição deste ano do famoso concurso. O tema, ‘Ya Nauchu Tebya’  [Eu vou-te ensinar, em tradução livre], escrito e interpretado pelo grupo Galasy ZMesta, foi conotado como uma mensagem de apoio ao regime do presidente Lukashenko, tendo inclusive surgido uma petição a pedir a retirada do país da edição deste ano da Eurovisão. A reeleição de Lukashenko em 2020 levantou grande constestação social no país, em consequência de acusações de fraude e manipulação dos resultados das eleições.

Após análise pela organização, foi concluído que o tema bielorrusso colocava em causa “a natureza não-política do concurso” e que “na presente forma, não é elegível para competir” na Eurovisão. Em resposta à solicitação da EBU, a BTRC submeteu um novo tema, composto e interpretrado pelo mesmo grupo, mas voltou a ser rejeitado. A EBU esclarece que “examinou cuidadosamente a nova submissão do país” e concluiu que este também violava as regras da competição. “Como a BTRC não submeteu uma inscrição válida dentro do prazo extendido, lamentavelmente, a Bielorrússia não irá participar no 65º Festival Eurovisão da Canção, em maio”, concluiu a organização.

A 65ª edição do Festival Eurovisão da Canção decorre entre os dias 18 e 22 de maio, em Roterdão, nos Países Baixos. Até lá, o Espalha-Factos continua a acompanhar todas as novidades da maior competição de música do mundo. Ouve o último episódio do podcast EFVisão.

Mais Artigos
Gisela João
À Escuta. Gisela João, Xinobi e SAL são os destaques da semana