À Vida, curta-metragem realizada por André Gonçalo Costa e produzida pela Moving Pictures, foi a escolhida para representar Lisboa no Festival Internacional de Cinema Filmapalooza. Protagonizado por Catarina Lima e António Camelier, À Vida estava nomeado para cinco categorias, tendo ganho três.
A cerimónia de prémios decorreu online a partir de Washington, no passado dia 21 de março. Entre os prémios arrecadados, Catarina Lima venceu o de Melhor Atriz naquela que é considerada a maior competição de cinema do mundo e onde participam cerca de 80 cidades espalhadas por todo o globo.
Adicionalmente, À Vida conquistou o prémio de Melhor Uso de Frase e de Melhor Filme Escolhido pelo Público. Com este último prémio, a obra cinematográfica conquistou também a possibilidade de ser exibida no Festival de Cinema de Cannes, no Short Film Corner.
A curta-metragem portuguesa, que conta ainda com as participações de Inês Sá Frias, Filipe Rico e Vitor Santos, estava também nomeada para as categorias de Melhor Ator e Melhor Elenco.
Esta participação no Festival Internacional de Cinema Filmapalooza surge devido à participação, em novembro, no 48 Hour Film Project, em Lisboa, onde À Vida venceu nove prémios, incluindo o de Melhor Filme e o de Melhor Atriz.
As declarações dos atores
Em declarações à revista Nova Gente, Catarina Lima afirmou que vencer o prémio foi “uma surpresa e um orgulho avassalador“, acrescentando que nunca pensou “chegar tão longe“. Além disso, a atriz, que recentemente participou na novela Terra Brava, na SIC, declarou que “este prémio veio trazer-me uma força enorme para continuar a acreditar que estou a construir o meu caminho pela estrada certa”.
No seu Instagram, Catarina Lima mostrou-se novamente orgulhosa e congratulou a equipa, afirmando que “as lágrimas já não paravam de correr quando ganhamos o prémio da votação do público! Público esse cineastas, actores, produtores, amantes de cinema”.
Relativamente à exibição do filme no Festival de Cinema de Cannes, Catarina afirmou à Nova Gente: “queremos fazer um filme sobre a nossa viagem até Cannes e estamos a planear fazê-lo numa autocaravana“.