campo de futebol benfica porto sporting

Futebol. O calendário dos jogos que poderão vir a receber público

Hoje em dia, praticamente todas as áreas do nosso quotidiano permitem-nos realizar as mais variadas tarefas sem sairmos de casa. Por um lado, a própria situação pandémica atual aumentou o e-commerce em Portugal, levando-nos para uma era mais digital. Por outro, o avanço tecnológico inserido em vários sectores como o financeiro, desportivo, comercial, imobiliário ou até automóvel tem vindo a crescer. Vejamos exemplos: já podemos comprar um carro em sites das marcas oficiais, pedir comida sem mexer uma palha ou fazer pedidos de crédito 100% online sem nos deslocarmos a balcões. Até se consegue assistir a jogos de futebol em direto pela internet.

Porém, assistir a jogos de futebol exclusivamente pela TV ou online é algo que muitos adeptos não escolheriam fazer. Em breve, essas deixarão de ser as únicas opções para assistir às partidas das suas equipas do coração. Se tens saudades da adrenalina sentida no estádio de futebol, esses dias de euforia estão cada vez mais próximos.

A 11 de março, o primeiro-ministro António Costa revelou o plano de desconfinamento gradual que começou a ser sentido desde 15 de março e que inclui uma previsão para o retorno dos adeptos aos estádios de futebol e a todas as outras modalidades desportivas a 3 de maio. Visto que o número de casos diários de infetados com Covid-19 se encontra mais estável do que há umas semanas, já é possível ver a luz ao fundo do túnel. Estas medidas apresentadas serão aplicadas de forma faseada e vão depender de como corre todo o processo. A lotação ainda será definida pela Direção-Geral de Saúde quando o momento chegar.

Se a situação continuar a evoluir de forma favorável, é possível que o futebol regresse com o apoio fervoroso dos adeptos ao vivo a 19 de abril. Isto porque, no plano apresentado por António Costa, a partir desse dia poderão estar previstos “eventos exteriores com diminuição de lotação”.

Caso o regresso dos adeptos às bancadas só aconteça mesmo a 3 de maio, há clássicos da Liga NOS e algumas decisões — como a do título e da Taça de Portugal — por acontecer. A 31.ª jornada do campeonato nacional de futebol está prevista para os dias de 8 e 9 de maio e conta com um Benfica — FC Porto. Duas rondas depois, os vermelhos jogam em casa, mas dessa vez contra o Sporting. Lembra-te ainda que a Taça de Portugal, entre Braga e Benfica, está marcada para 23 de maio em Coimbra. 

Pedro Proença mostrou confiança de que o regresso aconteça a 19 de abril. “Esperança. É o que sentimos ao assistir à comunicação pública do Governo! Faz amanhã [sexta-feira] um ano que tomámos a decisão, mais difícil desde que estamos na Liga, de suspender as competições profissionais. Hoje, olhamos para o futuro a acreditar que, em breve, em 19 de abril, poderemos ter os adeptos connosco nas bancadas”, escreveu o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), na sua página oficial no Facebook. Será nessa data que as modalidades desportivas de médio risco serão autorizadas, incluindo a atividade física ao ar livre até seis pessoas, a abertura de ginásios sem aulas de grupo e a realização de eventos exteriores com diminuição de lotação. Caso isso aconteça, os adeptos poderão voltar a partir da 28.ª jornada. 

Recorda que a presença dos adeptos nos estádios já não se verifica em Portugal desde o início de março de 2020. Mesmo assim, existiram algumas exceções, como foi o caso do Santa Clara — Paços de Ferreira (1-2) a 27 de fevereiro de 2021 nos Açores e do Grande Prémio de Fórmula 1. Por isso, é seguro dizer que os fãs estão ansiosos para que esta altura chegue e para mostrarem de perto o seu apoio.

Quanto ao Grande Prémio de Fórmula 1 de 2021, a disputa acontece a 2 de maio em Portimão. Caso os números continuem controlados, poderá existir a presença de público nas bancadas, mas ainda não é uma informação oficial. Duas semanas antes, realiza-se o GP de MotoGP no mesmo circuito, por isso esse evento pode eventualmente servir de teste-piloto para a corrida.

Mesmo que não te consigas deslocar aos estádios, assistir a um jogo com público pela televisão é logo uma experiência diferente. Vê em baixo quais são os principais jogos que poderão contar com a presença dos adeptos, caso seja permitido o regresso a 19 de abril:

28.ª jornada

FC Porto-V. Guimarães

Braga-Boavista

Sporting-Belenenses

Portimonense-Benfica

29.ª jornada

Braga-Sporting

Moreirense-FC Porto

Benfica-Santa Clara

30.ª jornada

Marítimo-Braga

Sporting-Nacional

Tondela-Benfica

FC Porto-Famalicão

– Caso seja permitido o regresso de adeptos a 3 de maio:

31.ª jornada

Rio Ave-Sporting

Benfica-FC Porto

Braga-Paços de Ferreira

32.ª jornada

FC Porto-Farense

Gil Vicente-Braga

Nacional-Benfica

Sporting-Boavista

33.ª jornada

Benfica-Sporting

Rio Ave-FC Porto

Braga-Moreirense

34.ª jornada

Sporting-Marítimo

Portimonense-Braga

FC Porto-Belenenses

V. Guimarães-Benfica

Final da Taça de Portugal, a 23 de maio:

Braga-Benfica

Mais Artigos
Darth Vader
Hayden Christensen. 40 anos do eterno Anakin Skywalker