O Espalha-Factos terminou. Sabe mais aqui.
Fotografia: Ellen

Ellen DeGeneres perde mais de um milhão de telespectadores

O famoso programa enfrenta queda de audiências após acusações feitas por antigos funcionários

The Ellen DeGeneres Show perdeu mais de um milhão de telespectadores após a polémica em torno das acusações de que o programa teria um ambiente tóxico de trabalho.

A polémica gerou-se após alegações feitas por antigos funcionários do programa quanto à toxicidade do local de trabalho. As denúncias levaram à demissão de três produtores do programa, Ed Glavin, Kevin Leman e Jonathan Norman. Simultaneamente, estaria ainda a decorrer uma investigação aos bastidores pela produtora Warner Media face às acusações feitas a alguns membros da equipa, incluindo à própria Ellen.

A 21 de Setembro de 2020, a Temporada 18 arrancou com um pedido de desculpas de Ellen DeGeneres aos fãs. O episódio reuniu a maior audiência de uma estreia de temporada nos últimos quatro anos. No entanto, estes números não foram uma constante no seguimento do programa, já que as audiências têm vindo a baixar significativamente desde então, segundo os dados da Nielsen Ratings. Muitos espectadores aderiram à emissão para ouvir o que a apresentadora norte-americana tinha a dizer e, posteriormente, abandonaram.

O programa tem reunido cerca de 1.5 milhões de espectadores nos últimos seis meses, em contraste com os 2.6 milhões que teria pela mesma altura no ano passado, segundo o The New York Times. Isto traduz-se numa queda de 43%, o que afasta o programa da sua competição habitual, como os programas Dr.Phil e Live: With Kelly and Ryan, e coloca-o junto de programas como aqueles apresentados por Maury Povich e Kelly Clarkson, com 1.4 e 1.3 milhões de espectadores, respetivamente.

Nesta percentagem está também incluída uma queda de 38% no público que mais assiste ao programa – mulheres adultas com menos de 54 anos. O programa terá perdido, ainda, cerca de 20% das suas receitas em publicidade. Também o programa de jogos de DeGeneres, Ellen’s Game of Games, terá sido afetado, com uma queda de 32% nas visualizações da mais recente temporada.

Apesar da abrupta queda de telespectadores que o programa tem vindo a sofrer, Ellen ganhou o prémio dos People’s Choice Awards para Talk Show Diurno de 2020 em novembro, um prémio votado pelos fãs.

 David McGuire, um vice-presidente executivo da Telepictures, uma subsidiária da Warner Bros., declarou que “The Ellen DeGeneres Show permanece um dos três programas de entrevistas com maior audiência distribuídos nesta temporada. Apesar da transmissão estar, de maneira geral, em baixo, e a Covid-19 estar a ser um desafio para a produção, estamos ansiosos por trazer de volta o nosso público ao vivo e uma 19.ª temporada repleta de todos os momentos hilariantes e emocionantes que fizeram da Ellen um dos mais antigos e mais bem sucedidos talkshows da história”.