Spotify
Spotify / Foto: DR

Spotify lança site para explicar remuneração a artistas

A plataforma de streaming Spotify respondeu às críticas lançando, esta sexta-feira, um novo website de consulta gratuita que explica a remuneração dos artistas na plataforma.

Os artistas merecem clareza sobre a economia do streaming de músicas. O site pretende aumentar a transparência ao partilhar novos dados sobre a economia mundial de streaming e desconstruir o sistema real, os jogadores e o processo“, lê-se na introdução do website.

Antoine Monin, responsável pela empresa, explicou à agência de notícias France-Press (AFP) que o objectivo da iniciativa foi explicar para onde ia o dinheiro investido, mas que o Spotify não tem controlo total sobre o seu destino. “Explicámos quanto dinheiro foi colocado nas ramificações, mas não podemos saber para onde vai detalhadamente“, afirmou.

O Jornal de Notícias explica que “[o site] contém um pequeno vídeo que expõe informações que, normalmente, são ignoradas pelos utilizadores: as plataformas de streaming de música não pagam diretamente aos artistas, mas sim aos beneficiários“. Estes beneficiários podem ser desde distribuidores a produtores, cujos contratos com os artistas são muito variáveis.

Este lançamento surge meses depois de ser alvo de críticas quanto à remuneração dos artistas e circulação do investimento. Os manifestantes também acusaram a plataforma de falta de transparência. “Por todo o mundo, os músicos estão desempregados, enquanto os gigantes da tecnologia amealham milhões. O trabalho musical é trabalho, queremos ser pagos“. Estas foram as exigências dos manifestantes, citadas pela Blitz, a um sistema que, alegam, beneficia os ‘grandes’ artistas e quem tem mais projecção. O movimento ‘Justice at Spotify‘ foi criado pelo vocalista da banda The Cure.

Lê também: Música independente em Portugal: um ecossistema em perigo

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Guia TV
Guia TV. A final de ‘The Voice Kids’, filmes e concertos para ver este fim de semana