Não te Esqueças da Letra! é a nova aposta da RTP1. O programa é apresentado por João Paulo Rodrigues e tem data de estreia marcada para sábado, dia 13 de março. O Espalha-Factos acompanhou as primeiras gravações e falou com o anfitrião.
João Paulo Rodrigues é o apresentador do concurso que será responsável por assegurar os sábados à noite do canal estatal. Sobre este desafio. revelou que o Não te Esqueças da Letra! é um programa “leve e descontraído” e que “cumpre o objetivo principal, que é divertir as pessoas”. Neste programa são testados os conhecimentos musicais dos participantes que cantam em karaoke e devem saber as letras de todas as músicas.
Não te Esqueças da Letra! promete ser um formato para “toda a família” em que “o que se vê é genuíno, não há coisas muito produzidas, é tudo autêntico”, afirmou o anfitrião. De realçar ainda o facto de existir uma banda ao vivo para acompanhar os concorrentes que, na opinião do também músico, “faz toda a diferença”.
O humorista confessou que, por vezes, se sente “muito tentado a cantar” e destacou o bom ambiente que se vive durante as gravações: “Dá-nos um gozo enorme fazer isto e há até alturas em que me esqueço que estou a apresentar um programa”.
Este será o primeiro projeto a solo de João Paulo Rodrigues na apresentação em horário nobre. Sobre esta oportunidade, mostrou-se “muito agradecido”, mas afastou a hipótese de sentir mais pressão. “Se acresce responsabilidade? Talvez. Mas a equipa é tão descontraída e está tudo tão bem pensado e tão bem feito que é só chegar ali e curtir!”, prosseguiu.
João Paulo Rodrigues regressou à RTP em julho de 2020 e, desde então, já apresentou Missão 100% Português, Hoje é Domingo! e o programa derivado Hoje há Festival!. “Sinto-me em casa. Sinto-me muito sortudo. Voltei em julho e já vou para o terceiro programa… é maravilhoso! Estou todo contente!”, afirmou o profissional.
O Não te Esqueças da Letra! chega a Portugal apenas em 2021, mas o formato original estreou há mais de dez anos. O concurso foi para o ar pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2007, e conta com versões internacionais em mais de 20 países. Destaque para a versão francesa, que é emitida desde 2007. Em território nacional o concurso arranca pelas 21h de dia 13 de março, conforme revelou a RTP.
Como funciona o formato?
O programa ocorre em duas fases distintas. Numa primeira fase, dois concorrentes enfrentam-se num duelo com o objetivo de arrecadar o máximo de pontos disponíveis. O duelo tem várias rondas e, a cada ronda, o concorrente escolhe uma categoria entre cinco disponíveis inicialmente. Cada categoria esconde duas canções e o participante deve escolhe qual quer interpretar. A cada uma das cinco categorias apresentadas corresponde um diferente número de pontos.

Para pontuarem, os concorrentes têm de cantar, sem erros, as palavras em falta na letra da canção que escolheram. Se forem bem-sucedidos, arrecadam os pontos associados. Se falharem uma ou mais palavras em falta, não ganham nenhum ponto nessa categoria.
O duelo termina com uma Canção Surpresa que é igual para os dois participantes. O objetivo aqui é cantar o maior número de palavras corretas, sem interrupções ou erros, já que a cada palavra corresponde um ponto. Passa para a fase dois o concorrente que conseguir arrecadar o maior número de pontos na primeira fase.
Na segunda fase, o concorrente em jogo tem de disputar seis categorias. O seu objetivo é conquistar mais dinheiro ao ultrapassar com sucesso o máximo de rondas do jogo. Sempre que consegue, sobe um patamar na árvore de dinheiro, até aos 5 mil euros. Se falhar uma ou mais palavras em falta, mantém-se no mesmo patamar e consequentemente, no mesmo valor.
Nesta segunda fase do jogo o concorrente tem à disposição três ajudas: a dos amigos presentes em estúdio; escolher, de entre três hipóteses, as palavras que completam a letra da canção; e pedir duas palavras de todas as que faltam.
O concorrente que chega a esta fase garante um prémio de 500 euros (valor mínimo garantido). Se o participante for bem-sucedido e acertar em todas as canções pedidas em cada uma das seis categorias, tem a oportunidade de jogar para 10 mil euros. Esta última ronda, designa-se por Canção dos 10.000 euros e joga-se por etapas.
No final do jogo, o concorrente ganha o prémio correspondente ao valor monetário do patamar da árvore do dinheiro em que estiver.