Não te Esqueças da Letra
João Paulo Rodrigues em Não te Esqueças da Letra | Fotografia: RTP

‘Não te Esqueças da Letra!’. RTP tem um novo programa “para toda a família”

Não te Esqueças da Letra! é a nova aposta da RTP1. O programa é apresentado por João Paulo Rodrigues e tem data de estreia marcada para sábado, dia 13 de março. O Espalha-Factos acompanhou as primeiras gravações e falou com o anfitrião.

João Paulo Rodrigues é o apresentador do concurso que será responsável por assegurar os sábados à noite do canal estatal. Sobre este desafio. revelou que o Não te Esqueças da Letra! é um programa “leve e descontraído” e que “cumpre o objetivo principal, que é divertir as pessoas”. Neste programa são testados os conhecimentos musicais dos participantes que cantam em karaoke e devem saber as letras de todas as músicas.

Não te Esqueças da Letra! promete ser um formato para “toda a família” em que “o que se vê é genuíno, não há coisas muito produzidas, é tudo autêntico”, afirmou o anfitrião. De realçar ainda o facto de existir uma banda ao vivo para acompanhar os concorrentes que, na opinião do também músico, “faz toda a diferença”.

O humorista confessou que, por vezes, se sente “muito tentado a cantar” e destacou o bom ambiente que se vive durante as gravações: “Dá-nos um gozo enorme fazer isto e há até alturas em que me esqueço que estou a apresentar um programa”.

Este será o primeiro projeto a solo de João Paulo Rodrigues na apresentação em horário nobre. Sobre esta oportunidade, mostrou-se “muito agradecido”, mas afastou a hipótese de sentir mais pressão. “Se acresce responsabilidade? Talvez. Mas a equipa é tão descontraída e está tudo tão bem pensado e tão bem feito que é só chegar ali e curtir!”, prosseguiu.

João Paulo Rodrigues regressou à RTP em julho de 2020 e, desde então, já apresentou Missão 100% Português, Hoje é Domingo! e o programa derivado Hoje há Festival!. Sinto-me em casa. Sinto-me muito sortudo. Voltei em julho e já vou para o terceiro programa… é maravilhoso! Estou todo contente!”, afirmou o profissional.

O Não te Esqueças da Letra! chega a Portugal apenas em 2021, mas o formato original estreou há mais de dez anos. O concurso foi para o ar pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2007, e conta com versões internacionais em mais de 20 países. Destaque para a versão francesa, que é emitida desde 2007. Em território nacional o concurso arranca pelas 21h de dia 13 de março, conforme revelou a RTP.

Como funciona o formato?

O programa ocorre em duas fases distintas. Numa primeira fase, dois concorrentes enfrentam-se num duelo com o objetivo de arrecadar o máximo de pontos disponíveis. O duelo tem várias rondas e, a cada ronda, o concorrente escolhe uma categoria entre cinco disponíveis inicialmente. Cada categoria esconde duas canções e o participante deve escolhe qual quer interpretar. A cada uma das cinco categorias apresentadas corresponde um diferente número de pontos.

Não te Esqueças da Letra
Fotografia: RTP

Para pontuarem, os concorrentes têm de cantar, sem erros, as palavras em falta na letra da canção que escolheram. Se forem bem-sucedidos, arrecadam os pontos associados. Se falharem uma ou mais palavras em falta, não ganham nenhum ponto nessa categoria.

O duelo termina com uma Canção Surpresa que é igual para os dois participantes. O objetivo aqui é cantar o maior número de palavras corretas, sem interrupções ou erros, já que a cada palavra corresponde um ponto. Passa para a fase dois o concorrente que conseguir arrecadar o maior número de pontos na primeira fase.

Na segunda fase, o concorrente em jogo tem de disputar seis categorias. O seu objetivo é conquistar mais dinheiro ao ultrapassar com sucesso o máximo de rondas do jogo. Sempre que consegue, sobe um patamar na árvore de dinheiro, até aos 5 mil euros. Se falhar uma ou mais palavras em falta, mantém-se no mesmo patamar e consequentemente, no mesmo valor.

Nesta segunda fase do jogo o concorrente tem à disposição três ajudas: a dos amigos presentes em estúdio; escolher, de entre três hipóteses, as palavras que completam a letra da canção; e pedir duas palavras de todas as que faltam.

O concorrente que chega a esta fase garante um prémio de 500 euros (valor mínimo garantido). Se o participante for bem-sucedido e acertar em todas as canções pedidas em cada uma das seis categorias, tem a oportunidade de jogar para 10 mil euros. Esta última ronda, designa-se por Canção dos 10.000 euros e joga-se por etapas.

No final do jogo, o concorrente ganha o prémio correspondente ao valor monetário do patamar da árvore do dinheiro em que estiver.

Mais Artigos
Princípio, Meio e Fim
Crítica. ‘Princípio, Meio e Fim’ é uma ode à criatividade