Eurovisão
Fotografia: NPO/AVROTROS/NOS

Eurovisão. UER responde a pedidos de desclassificação da Bielorrússia

Logo após a apresentação do tema da Bielorrússia para a Eurovisão, esta terça-feira, dia 9 de março, ergueu-se uma onda de críticas e uma petição, que contava já com mais de duas mil assinaturas, a pedir a retirada do país da edição deste ano do certame. Em comunicado, a União Europeia de Radiodifusão (UER/EBU) responde aos pedidos, confirmando que o tema “põe em causa a natureza não-política do concurso”.

Na nota apresentada, a EBU esclarece que “examinou cuidadosamente a canção bielorrussa ‘Ya Nauchu Tebya’ [Eu vou-te ensinar, em tradução livre] para garantir que cumpre as regras da competição”. O tema em causa começou receber várias críticas nas redes sociais, por ser conotado como uma mensagem de apoio ao regime do presidente Lukashenko, que desde 2020 é alvo de grande contestação social.

Deste modo, a EBU adianta que “reações recentes à proposta arriscam descreditar a reputação da EBU”. Por este motivo, a organização adianta que já entrou em contacto com a BTRC, responsável pela inscrição da Bielorrússia no certame, para informar que a canção, “na presente forma, não é elegível para competir”.

A isto, acrescentam a possibilidade de o país poder submeter uma nova canção ou a mesma com uma versão modificada. No entanto, ressalva que “não o fazer pode levar à desqualificação do país da edição deste ano da Eurovisão”.

Galasy ZMesta é um grupo formado há 10 anos, quando membros de uma banda de Baranovichi começaram a colaborar com outros elementos de uma comunidade de comediantes. Após trabalhar algumas paródias de canções, a banda começou a criar os próprios originais. ‘Ya Nauchu Tebya’ está a ser  apontada como um tema de apoio ao regime ditatorial vigente no país. No próprio site, o grupo chegou a adiantar: “Caros amigos! Quando ‘sob o molho’ da luta política tentam destruir o país que amamos e em que vivemos, não podemos ficar indiferentes”.

Após a acusação e a decisão da União Europeia de Radiodifusão, os Galasy ZMesta são obrigados a alterar o tema proposto a concurso. De outro modo, o tema será substituído por outro ou o país desqualificado do certame.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Mais Artigos
Amor, Amor
‘A Serra’ recebe participação especial de personagens de ‘Amor Amor’